Documentário conta sobre a história da Estrada de Ferro Sorocabana

Cultura
10/07/2020
Estrada de Ferro Sorocabana
Foto: Divulgação | SMetal
Texto de Carol Fernandes

Além de lembrar um dos principais períodos do transporte ferroviário do país, a Sorocabana também marca a história de uma classe trabalhadora com características únicas. É com a proposta de abordar esses aspectos históricos que foi lançado o documentário “A Sorocabana: Ferrovia-Cultura”, que conta sobre a história da Estrada de Ferro Sorocabana.

O documentário foi produzido por Márcio Schimming Dias Lopes e Tauana Fontão, a partir de recursos da Lei de Incentivo a Cultura (LINC) de Sorocaba, em 2011. Durante a exibição, o público tem a oportunidade de conhecer casos, experiências e o cotidiano de trabalhadores, familiares e pesquisadores da Sorocabana. Entre os entrevistados estão o pesquisador Adolfo Frioli e ferroviários aposentados.

A Estrada de Ferro Sorocabana é considerada uma das mais importantes iniciativas para o desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil. A construção completou 145 anos da data de inauguração nesta sexta-feira (10), quando um trem foi estacionado pela primeira vez na plataforma da Estação.

Atualmente, a construção histórica abriga dois espaços públicos da Prefeitura de Sorocaba: o Barracão Cultural e a Casa do Turista.

O documentário “A Sorocabana: Ferrovia-Cultura” está disponível de forma gratuita no YouTube, e pode ser assistido logo abaixo:

Confira outras matérias na página do Agenda Sorocaba: acesse aqui.

ir para o topo

Enviar