
Orquestra Sinfônica de Sorocaba
No sábado (21/06), às 19h, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba realiza um concerto histórico!
O concerto acontece com a grandiosa obra Réquiem em Ré Menor, K. 626, de Wolfgang Amadeus Mozart, ao lado do aclamado Coral Sinfônico da Baía de Tampa, grupo da Flórida, EUA, que se apresenta pela primeira vez no Brasil.
O encontro inédito marca um momento especial na cena musical brasileira, com apenas duas apresentações exclusivas:
- no dia 21 de junho, às 19h, na Catedral Metropolitana de Sorocaba
- no dia 22 de junho, às 17h, na imponente Catedral da Sé, em São Paulo.
Reconhecido como um dos melhores coros sinfônicos dos Estados Unidos, o Coral Sinfônico da Baía de Tampa reúne vozes voluntárias de altíssimo nível e já se apresentou com nomes como Andrea Bocelli e maestros de renome mundial.
Fundado em 1979, o grupo é parceiro da Florida Orchestra e artista residente da University of South Florida, sendo aclamado pela interpretação de grandes obras corais-orquestrais e estreias de compositores contemporâneos, como Eric Whitacre e Jake Runestad.
No Brasil, o Coral se une à Orquestra Sinfônica de Sorocaba e ao Madrigal Fundec, sob a regência do maestro norte-americano Matthew Abernathy, referência internacional na interpretação do repertório coral-sinfônico, para apresentar uma das obras-primas absolutas da música ocidental.
O Madrigal Fundec é formado por alunos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), administrado pela Fundec, que conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Regido por Wilian Dolfini, o grupo se apresenta em recitais e mantém um repertório amplo e diversificado, que contempla diferentes períodos e estilos da música coral de câmara.
Composta em 1791, a Missa de Réquiem é uma celebração litúrgica da tradição católica dedicada aos mortos, que se tornou um marco do repertório sinfônico coral. Seu nome vem da palavra latina “requiem”, que significa “descanso” ou “repouso”, evocando o pedido de paz eterna para as almas dos falecidos.
Musicalmente, a missa é dividida em partes tradicionais, como o Kyrie, o dramático Dies irae (Dia da Ira), o Sanctus, o Agnus Dei, o Lacrimosa, entre outras.
Os concertos prometem ser uma experiência única e emocionante, reunindo músicos brasileiros e norte-americanos em dois dos mais emblemáticos espaços religiosos do país.
A junção inédita dessas forças corais e orquestrais proporcionará ao público uma interpretação vibrante e memorável deste clássico imortal de Mozart.
A entrada é gratuita! A Catedral Metropolitana de Sorocaba fica na Rua Carlos Gomes, 55 – Centro.