
Madrigal UNISO – Encontro de CoraisCoral ∙ Catedral Metropolitana de Sorocaba
No sábado (06/12), a Catedral Metropolitana de Sorocaba recebe o ”Madrigal Uniso – Encontro de Corais”!
A partir das 18h, o evento convida o público a celebrar a união de vozes, a beleza da música coral e o talento dos grupos vocais da região. A entrada é gratuita!
Com cinco corais convidados, a apresentação contará com o Madrigal UNISO, Coral Por Todo Canto, Coral Apreciatto, Coral Gerações, Madrigal FUNDEC e a participação especial do cantor e compositor Rony Samaj, que fará a abertura.
Confira as atrações:
Rony Samaj
Natural do Baixo Xingu (PA), o artista se mudou para São Paulo aos 17 anos.
Formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, lançou em 2016 o álbum Eternal Source, misturando obras sacras e diferentes estilos. Com uma linguagem própria e improvisos vocais, dedica-se à música sacra e outros gêneros, além de atuar como coralista e solista.
Repertório:
- Ya Hlana (Rony Samaj)
Madrigal Uniso
Formado por mais de 30 vozes e solistas, é referência no cenário coral de Sorocaba.
O Madrigal nasceu com apenas oito integrantes, mas cresceu ao longo dos anos e consolidou sua identidade. Vinculado à Universidade de Sorocaba, o grupo, regido pelo maestro Cadmo Fausto, explora desde Mozart até Spirituals, Música Brasileira e canções dos Beatles.
Repertório:
- Todo cuanto pudo dar (F. Guerrero)
- Vimos Sua Glória (Chris Machen & Robert Sterling)
- Ó Noite Santa (Adolf Adam)
- Kyrie – Missa em Dó Menor (W. A. Mozart)
Coral Por Todo Canto
Fundado em 1988 como Coral Comunitário da Uniso, o grupo se transformou ao longo do tempo em um coral feminino com três naipes.
Seu nome reflete o objetivo de levar alegria e paz em suas apresentações. Com um repertório eclético, que vai de músicas sacras a populares, o coral é coeso, e seus ensaios são momentos de amizade e música.
Repertório:
- Ave Maria (Cadmo Fausto)
- Benedictus (Cadmo Fausto)
- Sanctus (Sherri Poterfield)
- Glória (Carole Stephens)
Coral Apreciato
O Coral Apreciatto foi formado em abril de 2025, após uma oficina de Canto Coral em Pilar do Sul, com foco em práticas vocais específicas e no aprimoramento do canto coral.
Sob a regência de Leopoldo Oliveira, o coral, ainda recente, dedica seu repertório a uma mistura de música sacra e popular, buscando expandir seus conhecimentos e compartilhar música de qualidade com a comunidade.
Repertório:
- Pie Jesu (Marcy Pyrtle)
- Vem eu mostrarei (Valdeci Farias)
- Gloria in excelsis Deo (Soonja Porman)
- Motivo de Louvor (Don Marsh)
Coral Gerações
O Coral Gerações, grupo misto e independente de São Roque, surgiu para divulgar a arte coral.
Já participou de festivais e concursos em todo o Brasil e colaborou com a Orquestra Almeida Prado. Sob a regência de Paulo Lanine, o coral abrange repertórios que vão da Renascença à música contemporânea, com foco especial no a cappella e interpretando compositores como Ronaldo Miranda, Ernani Aguiar, Rachmaninoff e Bach.
Repertório:
- Was Gott Tut Das / Aus Meines Herzens (J. S. Bach)
- Bogoroditse Devo (S. Rachmaninoff)
- Anima Christi (Marco Frisina)
- Canto dos Sinos (Mykola Leontovich)
- Salmo 150 (Ernani Aguiar)
Madrigal Fundec
O Madrigal Fundec tem como objetivo a prática coral dos alunos de canto lírico do Instituto Municipal de Música de Sorocaba.
Sob a regência de Wilian Dolfini, o grupo interpreta obras de diferentes períodos da música coral de câmara, com um repertório que vai de peças renascentistas a composições modernas.
Além dos eventos da Fundec, o madrigal se apresenta em igrejas, escolas, hospitais e outros espaços culturais, levando música de qualidade à comunidade.
Repertório:
- Cantique de Jean Racine (G. Fauré)
- Lacrimosa – Requiem em Ré menor (Mozart)
- Gloria in excelsis Deo (A. Vivaldi)
- Hallelujah – Oratório Messias (G. F. Händel)
Endereço
A Catedral Metropolitana de Sorocaba fica na Praça Cel. Fernando Prestes, S/Nº – Centro.