Casarão de Brigadeiro Tobias

O Casarão de Brigadeiro Tobias foi construído no início do século XIX e teve como proprietária Dona Gertrudes Pires de Albuquerque e depois seu filho, o Brigadeiro Tobias.

Erguido em taipa de pilão, em estilo Bandeirista Rural, é a sede do “Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo” cujo objetivo é o incentivo à pesquisa em âmbito nacional sobre o Tropeirismo, sua influência na economia brasileira e sua importância como meio de consolidação de nossa fronteiras.

O “Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo” atua ainda na divulgação da vida e obra do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, suas atividades como administrador do Registro de Animais de Sorocaba e tesoureiro da Real Fabrica de Ferro de São João de Ipanema, bem como sua participação na política do Império e na Revolução Liberal de 1842.

Trata-se de um museu de tipologia histórica, cuja principal temática é a preservação da história e da memória Tropeira, seus costumes e tradições, e de seus principais personagens. Além da exposição permanente, há também exposições temporárias. Por possuir sua sede em um Casarão de estilo bandeirista, torna o espaço em uma parte viva do acervo apresentado, sendo também oferecidos cursos e oficinas referentes à preservação patrimonial, bem como apresentações musicais, feiras, eventos e etc.

O prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado.

Os horários, preços e atrações podem ser alterados sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Casarão de Brigadeiro Tobias