search
highlight_off
Atualizado em às

Tire o veneno da mesa

Neste mês das crianças o Agenda Sorocaba se reinventou e além de ter estreado a nova página na internet também ampliou suas atividades, originando esse blog. E é com grande satisfação que participo desse novo projeto com uma coluna semanal sobre esportes outdoor e saúde.

Para iniciar, trago o tema da agroecologia. Um conceito/prática pouco divulgado na mídia em geral, mas fundamental para uma melhor qualidade de vida.

Lembro até hoje de ouvir uma professora da escola, quando eu ainda era criança, dizer que “vitamina tá na feira e não na farmácia”. Sábia colocação da professora Vera de Ciências.

Além de reforçar a importância da alimentação para uma vida mais saudável ela deu ênfase em colorir o prato com a diversidade de verduras e legumes.

A questão é que a indústria do agrotóxico se alastrou pelo Brasil e a maioria dos alimentos, não só folhagens e legumes, mas também arroz, feijão e outros grãos recebem, nas plantações, “banhos” de química que ao longo do tempo podem causar consequências desastrosas para a saúde.

Há um documentário muito bom e disponível na internet, do diretor Silvio Tendler que aborda didaticamente o assunto. O filme é “O Veneno está na mesa”. Só dar um google que você o encontrará completo e disponível para ser assistido pelo computador.

Em Sorocaba, esse tema começa a ser ampliado à sociedade por meio do Garfos (Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Entre as principais ações desse grupo, que discute a soberania alimentar, é justamente uma Feira de Transição Agroecológica e Orgânicos, promovida no Parque Natural Chico Mendes, no Alto da Boa Vista, todos os sábados, das 9h às 13h, com produtores de Sorocaba e região.

Você pode encontrar hortaliças, legumes, frutas e grãos in natura. Há sempre também a tenda do Garfos, para educação ambiental.

É uma grande oportunidade para você levar suas crianças (sejam sobrinhos, filhos, ou outros pequenos) e sua sacola. Assim, além de um passeio no parque ainda pode adquirir alimentos livre do veneno dos agrotóxicos.