Curso gratuito de formação de palhaço abre inscrições em Sorocaba

Cultural
18 jan 2018

A Aclowndemia traz para Sorocaba e região um projeto de formação e aperfeiçoamento cômico, voltado para a arte da Palhaçaria. O curso de 7 meses de duração é voltado a artistas experientes e iniciantes e ainda irá propor debates e apresentações sobre a arte do palhaço, com o objetivo de difundir essa vertente artística na região. O projeto foi aprovado pelo edital de 2017 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de janeiro pelo site www.aclowndemia.com.br.

O curso foi idealizado pelos palhaços e produtores culturais Bruna Waleska e Samir Jaime e visa implementar a questão de formação cultural na cidade, auxiliando os artistas que já trabalham como palhaços ou aqueles que desejam se inserir nessa linguagem.

Valorizando a cultural local

O principal objetivo é mostrar que o ser palhaço vai além de simplesmente vestir a menor máscara do mundo, o nariz vermelho, e fazer rir. “Queremos oferecer ao maior número de pessoas a possibilidade de contato com essa arte, pois acreditamos que a pessoa que agrega à sua bagagem a vivência do processo de descoberta do palhaço é capaz de aceitar-se de verdade e aumentar seu potencial como ser humano”, relata Bruna.

Além disso, o projeto busca também valorizar a cultura local, já que os produtores do projeto Aclowndemia – Centro de Treinamento Cômico, Ginástica do Riso e estudos de Palhaçaria convidaram artistas experientes na arte do palhaço de Sorocaba e região para ministrar as aulas.

“Temos como objetivo do curso, além de formar novos profissionais, também de aproximar cada vez mais os profissionais do circo de Sorocaba e região. Para isso contamos com a maioria dos professores oriundos daqui, todos muito bem qualificados, o que mostra que temos uma grande bagagem de experiência que pode ser trocada e passada adiante, afim de no futuro, quem sabe, sermos um grande pólo artístico de palhaçaria”, declara Samir.

Formação completa

O curso irá oferecer uma formação completa aos participantes, com aulas voltadas ao preparo do corpo e da voz dos artistas, circo-teatro, o palhaço de circo e de rua, história do palhaço, produção cultural, musicalidade, acrobacias e malabarismo. Toda essa preparação irá garantir que os participantes estejam aptos para atuar como palhaços em companhias artísticas ou então de forma autônoma. Serão 7 meses de curso, dividido em quatro módulos, com duas aulas semanais. Ao final de cada módulo, os alunos irão fazer apresentações artísticas abertas ao público.

O projeto também levará para espaços públicos seminários e exibição de filmes, seguidos de bate-papo, como forma de discutir o papel do palhaço na sociedade.

Estão abertas 20 vagas e a participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas via formulário disponível no site da Aclowndemia.

Twitter
Facebook
WhatsApp