Não há como negar: os botecos, além de todas suas excentricidades e detalhes, são repletos de histórias, seja do freguês que os frequentam ou dos proprietários que os comandam. Dá para passar horas e horas conversando e beliscando as deliciosas porções, enquanto o copo com bebida seca e enche novamente.
Por isso, decidimos falar sobre esses bares e, já que os quitutes sempre ficam na memória, listamos Dicas de comidas de boteco em Sorocaba. Para ser justo, pedimos o auxílio de nossos leitores que colaboraram através de comentários em posts e mensagens, nos dando ótimas dicas. Infelizmente não conseguimos colocar tudo aqui (foram muitas dicas!), mas se achar que faltou algo, comente nesse post!
Visitamos, experimentamos e listamos pra vocês. Confira agora as nossas dicas:
Rua Visconde de Taunay, 60 – Vila Jardini
Bolinho de Quibebe / Foto por Bruno Kalach
Irresistíveis e crocantes! Sua massa preparada com abóbora cabotiá e seu recheio de carne seca lembram muito o prato escondidinho de carne seca.
O bolinho teve seu reconhecimento num importante festival, com a receita selecionada na “Rota Gastronômica – Sabor de São Paulo 2013”, promovido pela Secretaria de Turismo – Governo do Estado de São Paulo.
Horários de funcionamento > Segunda a sexta a partir das 17h | Sábados a partir das 12h
Agenda Recomenda > Os bolinhos vão muito bem acompanhado com chopp! Peça pelo Carioca (mistura do claro com escuro) ou chopp Black, ambos da Brahma
Avenida São Paulo, 918 – Além Ponte
Lanche de Pernil com Queijo / Foto por Bruno Kalach
Desde 1958 no mesmo local, o Bar/Lanchonete Portuguesa já está hoje em sua terceira geração tomando conta, mantendo viva toda sua tradição gastronômica.
O lanche de pernil (quitute famoso em nossas festas juninas!) é o campeão de vendas por lá. Provamos e aprovamos! Feito em pão francês, o sanduíche pode ser consumido com ou sem queijo. Acompanha vinagrete, limão para temperar e uma cumbuca com molho de pimenta caseira.
Horários de funcionamento > Segunda a sexta: das 6h às 22h | Sábado: das 6h às 18h
Agenda Recomenda > Para acompanhar o lanche de pernil, peça a porção de queijo parmesão Scala (mergulhado no óleo)
Esquina da Rua da Penha com a Rua Arthur Gomes – Centro
Pastel de carne / Foto por Bruno Kalach
Agora uma dica já conhecida por muitos universitários (e ex-universitários também) de Sorocaba: o famoso pastel do Bar do Seu Neto.
Localizado na esquina do cruzamento da Rua da Penha com a Arthur Gomes, o charmoso boteco é o point dos alunos da Esamc e outras universidades e colégios por perto. Provamos o pastel de carne (o favorito do público). É grande mas não pesa (sua massa é finíssima e crocante) e bem recheado, com ingredientes de qualidade. Delicioso e barato!
Horários de funcionamento > Segunda a sexta: das 12h à 00h | Sábado: das 12h às 15h
Agenda Recomenda > O pastel é o carro chefe da casa. Ótimo preço: pastel de queijo/carne tradicional: R$ 3,60 | pastel de carne, queijo e ovo: R$4,90
Rua Foschi Badinni, 34 (em frente à igreja Santa Rita) – Vila Santana
Bolinho de Ovo / Foto por Bruno Kalach
Eis aqui a receita mais antiga da lista, o tradicional Bolinho de Ovo, feito desde 1947 pelo senhor Gastão.
O delicioso bolovo tem massa com batata e leva o ovo inteiro cozido como recheio. O bar também tem outros ótimos salgados, como os bolinhos de salsicha e bacalhau, mas 6 décadas como o mais vendido do boteco garantem a presença do quitute em nossa lista. É top de boteco!
Horários de funcionamento > todos os dias da semana, das 7h à 00h
Agenda Recomenda > além da gastronomia histórica, o bar também é opção de lazer, contando com 5 mesas de snooker e 3 de bilhar. É baratinho pra jogar!
Rua Profª. Francisca de Queirós, 125 – Vila Independência
Pastel de Mignon com Gorgonzola e Pera / Foto por Bruno Kalach
Excêntrico e extremamente saboroso. Até parece que os ingredientes gorgonzola e pera foram feitos um para o outro.
Toda essa combinação de sabores aliada à massa crocante do pastel tornam a porção um grande trunfo do botequim. É o cartão de visitas do bar, pois muita gente já ouviu falar. Então, mate a curiosidade. Realmente vale muito a pena.
Horários de funcionamento > Terça a sexta: das 17h à 00h | Sábados e domingos: das 13h à 00h
Agenda Recomenda > Pra acompanhar o pastel, vá de cerveja! O botequim tem mais de 200 rótulos de diversos países
Av. Washington Luís, 2009, esquina com Av. Abraham Lincoln – Jardim dos Estados
Almôndega e Torresmo / Foto por Bruno Kalach
Na ativa há 39 anos, o local era uma antiga mercearia, fundada pelos dois Zés. Os salgados ali vendidos faziam tanto sucesso que, em meados dos anos 90, os proprietários decidiram transformar a mercearia em bar e aí nasceu o famoso Bar 2 Zé, parada obrigatória para apaixonados por um bom quitute de boteco.
São tantos salgados à disposição que fica difícil eleger os melhores. Optamos pelos que saem mais: almôndega e o torresmo. São incríveis e, apesar de serem grandes, te instigam pra comer mais um, mais dois e por aí vai (comemos uma coxinha depois). Todos são feitos lá e estão sempre quentinhos e crocantes!
Nota: quando fomos, encontramos os dois Zé’s no local. Isso é um fato histórico e pouco provável, pois ambos estão vivendo o merecido descanso depois de tanto trabalho! Então, tivemos que registrar:
Zé e Zé, proprietários do Bar 2 Zé / Foto por Bruno Kalach
Horários de funcionamento > Segunda a sábado: das 08h às 21h | Não abre aos domingos e feriados
Agenda Recomenda > Além dos salgados citados, experimente também as outras delícias: coxinha de frango com catupiry e o bolinho caipira (o capotado)
Rua Doutor Fernando dos Santos, 69-137 – Vila Progresso
Porção de provolone empanado / Foto por Bruno Kalach
Boteco aconchegante e histórico (são 15 anos de atividade), localizado em um bairro muito gostoso e familiar, a Vila Progresso. Lá o clima é caseiro e seu cardápio cheio de opções. Tem lanches (em pão francês e pão de forma), salgados, tábuas de carnes e porções.
Na dúvida do que pedir, seguimos as dicas de nossos leitores e experimentamos a porção de provolone à milanesa, uma das campeãs de vendas por lá. Crocantes, sequinhas e viciantes, deliciosas até a última bolinha. Com certeza (e cerveja) foi uma boa pedida.
Horários de funcionamento > Terça a domingo: das 17h à 00h
Agenda Recomenda > Se preferir lanche, peça o de Mignon com Catupiry no pão francês, grande best seller da casa
Praça Frank Speers (Largo do Líder) – Vila Santana
Porção de tiras de contra-filé / Divulgação
Localizado no charmoso Largo do Líder, é um dos bares mais tradicionais da cidade, ativo no mesmo local desde 1952, e famoso por sua coalhada síria (bebida láctea batida com fruta) e suas porções de boteco.
Há várias opções, mas o grande sucesso é a clássica porção de iscas de contra-filé acebolado! Acompanha fatias de pão com maionese, manteiga da casa ou coalhada seca (você escolhe, é só pedir). Irresistível e com gosto de almoço feito em casa pela mãe!
Horários de funcionamento > De segunda a sábado: das 9h à 00h | Domingo: das 18h à 00h
Agenda Recomenda > Gosta de bebidas mais fortes? Peça a verdinha (que está na foto), bebida da casa feita com vodka e limão batido (com casca)
Conhece outros lugares bacanas? Deixe sua dica nos comentários! 😉