search
highlight_off
Foto: Thiago Roma
Atualizado em às

“Modos Existir”Teatro ∙ Teatro Municipal Francisco Beranger

Para quais corpos são dadas permissões para construir pensamentos nas artes? Essas e outras reflexões são exploradas no projeto “MODOS EXISTIR: coreografia para pensar novos mundos”, idealizado pelo bailarino de dança contemporânea Lucas Moraes. A realização do projeto é do Ministério da Cultura e Prefeitura de Votorantim, através do Fundo Municipal de Cultura.

Esse trabalho desafia padrões e traz reflexões sobre a hegemonia de corpos na dança. A orientadora do projeto é a artista e pesquisadora Claudia Muller, que inspira Lucas com sua investigação artística e trabalho provocador.

Serão três ações gratuitas e abertas ao público em Votorantim: apresentações da coreografia, oficinas e rodas de conversa.

O conceito do projeto foi criado por Lucas em 2019, quando ele se questionou sobre suas motivações para dançar, se apropriou de seu corpo e começou a investigar modos de se criar na dança.

O bailarino votorantinense afirma que não podia criar uma obra na qual seu corpo não fosse o centro da discussão.

“Comecei a dançar com cinco anos de idade e ouvia que eu era muito bom, mas que tinha que emagrecer. Eu era bom, mas não era magro. Então, a rebeldia é intrínseca ao meu corpo. Eu sei quem tem permissão para dançar. E essa permissão não é dada para corpos dissidentes. Mas também sei que existem outras possibilidades de experiência na dança”, destaca Lucas.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Apresentações e rodas de conversa

A apresentação de dança “MODOS EXISTIR” é dividida em três cenas: corpo, objeto e animal. No espetáculo, o próprio corpo do bailarino vira som.

Serão cinco sessões em Votorantim, com duração de 40 minutos. Uma roda de conversa de cerca de 30 minutos acontecerá após cada apresentação. A classificação indicativa é 14 anos.

Todas as sessões serão gratuitas e contarão com recursos de acessibilidade, com espaço acessível e tradução de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os ingressos serão distribuídos nos locais de apresentação com uma hora de antecedência.

Todas as apresentações acontecerão no Auditório Municipal Francisco Beranger, que fica na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro – Votorantim/SP, nas datas:

  • 28 de junho, sexta, às 19h30
  • 05 de julho, sexta, às 19h30
  • 20 de julho, sábado, às 19h30
  • 26 de julho, sexta, às 19h30
  • 28 de julho, domingo, às 19h30

Mais informações podem ser obtidas pelo perfil do Instagram: @modosexistir


Oficinas

A oficina físico-sonora será ministrada pelo bailarino Lucas Moraes e pelo músico sorocabano Henrique Ravelli. Ela trará como ferramenta investigativa os processos e tecnologias de criação do espetáculo “MODOS EXISTIR”.

A classificação indicativa será 14 anos e o público-alvo são pessoas que se interessem ou já tenham alguma vivência com artes do corpo.

A oficina será uma imersão na composição coreográfica, que permitirá que os participantes explorem o cenário e investiguem suas potencialidades a partir das vivências nas artes cênicas, recebendo ferramentas para a criação de sua própria linguagem artística, usando como metodologia o “Programa Performativo”, estudo criado pela artista e pesquisadora Eleonora Fabião.

Os participantes terão duas oportunidades de participarem gratuitamente da oficina, que acontecerá no Auditório Municipal Francisco Beranger, que fica na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro – Votorantim/SP, nos dias:

  • 20 de julho, sábado, das 10h às 12h
  • 28 de julho, domingo, das 10h às 12h

A oficina também contará com recursos de acessibilidade, com espaço acessível e tradução de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As pessoas interessadas em participar da oficina devem mandar um e-mail para producaomodosexistir@gmail.com e seguir as orientações enviadas para efetivar a inscrição.

event_availableSexta, 28/06 das 19h30 até as 20h30attach_moneyEntrada gratuita
error_outlineNão recomendado para menores de 12 anos warning_amberOs horários, atrações e preços podem ser alterados pelos organizadores sem aviso