search
highlight_off
Foto: Acervo | Sindicato dos Metalúrgicos
Cultura
Publicado em às

Sindicato dos Metalúrgicos divulga programação completa do “Diálogos de Fé”

Durante o mês de março, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região apresenta o projeto “Diálogos de Fé – Luta pela Liberdade Religiosa”.

A iniciativa é voltada ao combate à intolerância religiosa, ao racismo religioso e incentiva a valorização das religiões de matrizes africanas.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Na programação, serão contemplados cine-debates, mesas temáticas, vivências culturais, oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas e muito mais, tudo com o intuito de fortalecer a liberdade de crença na classe trabalhadora.

As atividades são abertas ao público e contarão com emissão de certificado de Atividades Complementares (AC) para estudantes universitários.

O projeto ainda tem como marco o dia 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e, no Brasil, Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Confira a programação do “Diálogos de Fé”

  • 05/03/2026 – 19h
    Tema do mês:
    “Povo Preto da Tela”
    Cine
    Filme: Jongo no Sudeste

Convidada:

  • Clarete Braz Patrocínio – Graduada em Educação Física e Música, com pós-graduação em Psicomotricidade e Musicoterapia.

Clarete atua em comunidades quilombolas, rurais e periféricas. Professora de capoeira, integra o coletivo Jongovolta e coordena o projeto Menino/as do Batuque e o grupo feminino Samba Toque de Dandara.


  • 07/03/2026
    Abertura Oficial do Projeto
    09h – Recepção
    10h – Abertura Oficial e Lavagem Simbólica de Purificação

Participações:

  • Mãe Cida (Lucia Aparecida Bernardo Lopes) – Yalorixá do Ilê Alaketu Asé Òmó Logunéde, onde atua desde 1992. Iniciada há 51 anos no Candomblé, é funcionária pública aposentada, com 28 anos na administração de UBS em Sorocaba.
  • Mãe Viviane de Iemanjá – Sacerdotisa e dirigente do Templo Caboclo Jupirama e Exu 7 Encruzilhada. Assistente social, atua no atendimento a mulheres vítimas de violência e coordena o projeto Luzes do Amanhã, voltado a crianças e adolescentes.
  • Mãe Gisele d’Osun – Dirigente do Templo de Umbanda Mamãe Oxum, Baiana Maria Luziara e Mestre Zé Pilintra, fundado em 2003. Com 23 anos de dedicação religiosa, conduz uma casa marcada pela ancestralidade e acolhimento comunitário.
  • Mãe Fernanda (Fernanda Matos) – Yalorixá do Ilé Alaketu Asé Ìjọba Oyá, na linhagem do Ilé Alaketu Asé Òmó Logunéde. Iniciada há 9 anos no Candomblé, atua no fortalecimento das religiões de matriz africana.

  • 11h – Mesa das Mulheres
    Tema: “Cultura, fé e luta: mulheres afro-brasileiras em destaque”

Mediação: Clarice Santos

Atriz do grupo Trança de Teatro desde 2011, com formação técnica pelo SESI. Atua em performance e cinema, mantendo pesquisa artística contínua.

Convidadas:

  • Manu Barros (Emanuela Oliveira de Almeida Barros) – Advogada e mestre em Educação pela UFSCar. Especialista em Direito Antidiscriminatório e enfrentamento à violência de gênero. Fundadora do coletivo Barraqueiras e ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
  • Mãe Cida
  • Priscila dos Passos Silva – Psicóloga, metalúrgica há 17 anos e dirigente sindical há 12. Diretora executiva da FEM-SP e coordenadora do Coletivo de Mulheres do Sindicato.
  • Mãe Gisele
  • Fabiana Soranz – Assistente social desde 2009, atua na Secretaria da Cidadania no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e na gestão de projetos sociais. Pós-graduada pela PUC e mestre pela UFSCar Sorocaba.
  • Andreia Ângelo dos Santos – Professora e neuropsicopedagoga, com 32 anos de atuação na educação pública e privada. Representante sindical pelo Sinpeem-SP, desenvolve práticas pedagógicas conectadas às religiões de matriz africana.

13h – Almoço

14h – Mesa: Intolerância Religiosa
Tema: “A fé no outro: caminhos para coexistência”

Mediação:

Douglas Belchior – Educador e liderança social, conhecido como Negro Belchior. Atua na defesa dos direitos humanos, com ênfase no combate ao racismo e no fortalecimento dos movimentos negros.

Convidados:

  • Pai Nivaldo – Sacerdote de Candomblé, iniciado em 1980 e fundador do Ilé Alaketu Asé Òmó Logunéde. Professor da rede estadual e ativista do movimento negro, atua na preservação dos saberes afro-brasileiros e no combate ao racismo religioso.
  • Mãe Viviane
  • Glaice – Professora de Inglês e pedagoga, com especializações em Gestão, Cultura Africana e Direitos Humanos. Atua na educação pública e em iniciativas antirracistas e de convivência inter-religiosa.
  • Ana Paula – Pedagoga, empreendedora e moradora de Sorocaba. Desenvolve ações sociais no Jardim Nova Esperança. Evangélica, tem trajetória marcada pela fé e atuação comunitária.
  • 15h – Encerramento Cultural
    Samba do Laço

  • 12/03/2026 – 19h
    Cine
    Filme: Maracatu – Sou Cultura Popular

Convidado:

  • Rodrigo Fonseca (Cataia) – Artista multimídia, músico e produtor cultural com mais de 26 anos de trajetória. Lidera a Banda Cataia, com foco na cultura popular brasileira, fandango caiçara e forró. É mestrando em Comunicação e Cultura.

  • 13/03/2026 – 19h
    Vivências e Musicalidade com Maracatu Terra Rasgada
    Seguido de oficina cultural noturna.

  • 14/03/2026 – 12h às 18h
    Evento de Capoeira

Convidado:

  • Joel da Costa Vicente – Mestre de Capoeira da Associação Capoarte, reconhecido pela Federação de Capoeira Desportiva do RJ (2023). Atua há mais de 10 anos na formação de crianças e jovens, incluindo PCDs.

Atividade:
Colação de grau e formatura dos alunos.


  • 19/03/2026 – 19h
    Cine
    Documentário UNISO: “Fés que Costuram Essa Terra”

Convidados:

  • Pai Nivaldo
  • Mãe Viviane

  • 22/03/2026 – Horário a definir
    Samba de Terreiro

Convidados:

  • Evandro Ayres Sampaio Santos – Militante do movimento negro e conselheiro da Igualdade Racial em Sorocaba. Integrante da diretoria da Escola de Samba Planeta Negro, atua no combate ao racismo religioso e na valorização da cultura afro-brasileira.
  • Teatro Sortilégio – “Sortilégio (Mistério Negro)” – Encenação da obra de Abdias Nascimento, clássico do teatro negro brasileiro que denuncia o racismo estrutural e afirma a identidade e a resistência da população negra.
  • Lúzi do Acarajé – Baiana de Jequié (BA), empreendedora da culinária afro-brasileira em Sorocaba desde 2010. Atua na valorização da alimentação ancestral e da cultura de matriz africana.
  • Samba de Terreiro “Luzes do Amanhã”

  • 26/03/2026 – 19h
    Cine
    Filme: Cafundó

  • 28/03/2026 – Horário a definir
    Encerramento – Literatura, Reflexão e Debate

Mediador:
Reitor Prof. Jorge (ACM)

Convidados:

  • Dr. Hédio Silva – Doutor em Direito pela PUC-SP, criminalista e referência nacional em litigância racial e religiosa. Fundador do JusRacial e do IDAFRO.
  • Dr. Jefferson
  • Pai Nivaldo

Todos os eventos serão realizados na sede do Sindicato – Rua Júlio Hanser, 140 – Jardim Faculdade.