search
highlight_off
Foto: Secom Sorocaba
ENCERRADO
Atualizado em às

“Do suspense ao terror: por que lemos e por que escrevemos?”

Na quinta-feira (30/10), às 14h, a Biblioteca Municipal promove a roda de conversa “Do suspense ao terror: por que lemos e por que escrevemos?”!

Com realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a atividade é gratuita e voltada ao público a partir de 14 anos. Não é necessário realizar inscrição prévia.

O objetivo da iniciativa é apresentar os gêneros suspense e terror como formas de narrativa que permitem, tanto ao leitor quanto ao escritor, explorar medos e questões complexas, como a natureza humana, a moralidade e a ética. Além disso, busca aproximar a população do rico acervo da Biblioteca Municipal.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Conduzida pelos escritores Juliete Vasconcelos, Mari Moraes, Jéssica Belchiór e Carlos Araújo, a roda de conversa propõe estimular a imaginação dos participantes por meio de tramas emocionantes e cheias de mistério.

O encontro proporcionará uma compreensão mais profunda sobre o porquê de ler e escrever esses gêneros, destacando os benefícios no desenvolvimento da capacidade de deduzir, analisar e resolver problemas, além de fomentar o pensamento crítico.

Conheça os autores:

Juliete Vasconcelos é escritora de suspense e autora da trilogia ”O Ceifador de Anjos”.

Entre as premiações recebidas por suas obras estão: Prêmio Ecos da Literatura 2019 (“A coleção de fetos”); Book Brasil 2020 e Ecos da Literatura 2020 (“Quando os pássaros pousam”); Ecos da Literatura 2021 (“Segredos de origami guardados em porcelana”); e Troféu Cecília Meireles 2020, sendo eleita uma das mulheres notáveis do ano.

Atualmente, Juliete é assistente editorial da Mandrágora Editora, curadora do Prêmio Book Brasil e idealizadora do Concurso Literário da FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos).


Mari Moraes possui pós-graduação em Literatura Infantil e Ludopedagogia, além de graduação em licenciatura plena nas áreas de Letras Português – Inglês e Pedagogia.

É professora de educação básica I na rede municipal de Sorocaba e também atua com recreação em eventos infantis, voltada à animação e personagem vivo. Sua principal área é a Literatura Juvenil, com pesquisas aprofundadas sobre a mesma.

Lançou o livro intitulado ”Análise temática da Série Juvenil Pretty Little Liars – Aproximação e Ensino”, em 2018, participando de palestras e eventos literários. Também escreve poesia, com apresentações realizadas em saraus.


Jéssica Belchiór é graduada em Artes Visuais e vencedora do concurso literário da FLAUS 2023, além de segunda colocada em 2022. Autora de contos como Malditas Formigas e O Misterioso Caso da Casinha da Pedra, participou de várias antologias publicadas no Brasil e no exterior.

Com foco no horror folclórico, suas obras mesclam o fantástico e o sombrio, refletindo sobre a natureza humana por meio de contos e poemas.


Carlos Araújo despertou interesse pela escrita ainda pequeno, aos 8 anos, e atua com foco em crônica, biografia, conto e romance.

Atualmente, aos 63 anos, Araújo tem três livros publicados, sendo o mais recente ”Linha de Frente – A épica história dos trabalhadores dos transportes: fortes e preparados”, que se incorpora a outros dois livros de sua autoria já publicados: ”Companheiros – A Hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba” e ”O Ódio Solto no Pasto”, este último vencedor do Prêmio Sorocaba de Literatura 2023 na categoria ficção/romance.


A Biblioteca Municipal de Sorocaba está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.

event_busy30/10/25 - EVENTO ENCERRADO