search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Cultura
Atualizado em às

Centro Cultural SESI Sorocaba apresenta a exposição ”J. Borges – O Mestre da Xilogravura”

No dia 20 de março, às 19h, o SESI Sorocaba recebe a inauguração da exposição ”J. Borges – O Mestre da Xilogravura”.

A mostra apresenta uma coletânea de 44 xilogravuras, sendo oito delas até então inéditas (com suas respectivas matrizes), junto a outras 28 importantes obras da carreira de J. Borges.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Os temas retratados simbolizam a trajetória de vida do artista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o “melhor gravador popular do Brasil”. Também fazem parte da mostra duas obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre sua vida e obra, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

Ao longo da mostra, os visitantes poderão ter contato com obras que traduzem uma linha do tempo de sua história. As obras poderão ser identificadas pelos seguintes temas: Viagem a Trabalho e Negócios, Serviços do Campo, Plantio de Algodão, Forró Nordestino, Plantio de Cana, Feira de Caruaru, Carnaval em Pernambuco e Festa dos Apaixonados.

A poesia popular não ficou de fora da exposição, que também conta com um espaço especial dedicado à literatura de cordel. Cordelista por mais de 50 anos, os versos de J. Borges tratam do cotidiano do agreste, de acontecimentos políticos e de fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida.

“O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento.
Minha obra é aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto.”

J. Borges faleceu em junho de 2024. Foi Patrimônio Vivo de Pernambuco, título que lhe foi concedido pelo Estado, e suas obras foram expostas em países como França, Alemanha, Suíça, Itália, EUA, Venezuela e Cuba.

Também deu aulas na França e nos EUA, ilustrou livros em vários países e foi destaque no The New York Times. Os temas mais recorrentes em seu repertório são o cotidiano da vida simples do campo, o cangaço, o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, crimes e corrupção, os folguedos, a religiosidade, a picardia, enfim, todo o rico universo cultural do povo nordestino.

A entrada é gratuita e a exposição ficará disponível para visitação até o dia 27 de julho de 2025, de quarta a domingo, das 10h às 19h.

A mostra conta com acessibilidade: obras com audiodescrição.