“Biografias Negras de Sorocaba”Sarau de lançamento do livro ∙ Sesc Sorocaba
O espaço de convivência do Sesc Sorocaba vai receber o sarau de lançamento do livro “Biografias Negras de Sorocaba” no dia 22/11, às 19h, com entrada gratuita.
Evento com Mel Duarte, escritora, poeta e compositora e Sabah e Thay Oliveira, poetas do Slam 015 e autoras do livro. Produção: Ariani Teodoro
Sarau de lançamento do livro resultante do curso Conheça-nos: mulheres negras na vivência e influência sorocabana, que traz biografias de mulheres negras sorocabanas. O sarau conta com recitações de poetas do Slam 015, relatos das participantes e bate-papo com Mel Duarte sobre mulheres na literatura, a importância de exaltar a cultura local e os desafios da mulher/povo negro na literatura.
Mel Duarte é uma artista da palavra com mais de uma década de carreira. A escritora, poeta e compositora, possui cinco livros publicados de poesia, sendo o mais recente “Colmeia – poemas reunidos” (2021 Ed. Philos) e dois infantis (Itaú leia para uma criança). Lançou seu primeiro disco de poesia falada “Mormaço – Entre outras formas de calor” em 2019, em 2021 foi uma das finalistas do prêmio “Inspiradoras” do Instituto Avon e Universa UOL, em 2022 e 2023 ao lado da artista Luz Ribeiro, escreveu e estreou o espetáculo “STAND UP POETRY: Capítulo 1 – Palavras para o Futuro”, com direção de Naruna Costa. Em 2024, Mel roda com uma turnê de despedida do ”Mormaço” e apresenta para o público seu novo trabalho, o álbum ”Colmeia”, com versões musicadas de seus poemas mais conhecidos
Sabah Machado Farah tem 24 anos, é professora, poeta, filha da Terra Rasgada e encantada pela possibilidade de sonhar com um amanhã que acolha e resguarde nossas crianças. Constante e versátil manifestação de sons e formas!
Thay Oliveira tem 29 anos, é cantora, poeta, bombeiro civil, pedagoga, mãe solo, LGBT e no corre para mudar sua microestrutura com arte e educação. A revolução em forma de poesia e som.
Ariani Teodoro é mediadora de leitura, professora de idiomas, tradutora e intérprete, é amante de livros e clubes de leituras, foi diretora e mediadora do Clube do Livro do Coletivo Empodera Sorocaba, participou como mediadora em eventos e clubes de leitura pelo Sesc Sorocaba e é ativista do Movimento Negro Unificado de Sorocaba.
Hoje é curadora do Leia Mais Mulheres Clube de Leitura e do Cine por Elas, um projeto que combina literatura e cinema. Também é mediadora do Clube do Livro da Nobel Sorocaba e idealizadora da página @ari_entrelinhas, no Instagram, onde escreve majoritariamente sobre literatura negra e feminina.