search
highlight_off
Foto: Fernando Rezende
Cultura
Publicado em às

Palestra com historiador “Zé Rubens” abre oficialmente exposição de prédios históricos da região central da cidade

Você conhece todos os prédios históricos que compõem o núcleo central de Sorocaba? Ao redor da Praça Coronel Fernando Prestes (marco zero), há diversas edificações que fazem parte da nossa história e o artista plástico Santiago Ribeiro, recriou esses monumentos em mais uma exposição que faz o resgate dessas memórias. É a chance de conhecer um pouco mais desse pedaço da cidade. A mostra se encontra na

desde o dia 10 de outubro, mas a abertura oficial será nesta sexta-feira (20) às 20h, com palestra do historiador José Rubens Incao.

Feitas pelas mãos do artista plástico Santiago Ribeiro, a exposição “Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba”, baseada no livro de Lucinda Ferreira Prestes (1999), conta com seis painéis e uma maquete. “A maneira pedagógica e didática pela qual a autora do livro tratou a cidade desde a sua fundação, me despertou esse desejo de transformar os prédios em obras”, explica. A mostra segue no espaço até dia 24.

No dia 25 de outubro as obras passarão a ser expostas na Biblioteca Central da Uniso, campus Cidade Universitária, onde ficará até  23/11. A exposição se encerra no Pátio Cianê Shopping, onde permanece de 24/11 a 23/12.

As obras são:

Casa paroquial (anexo à Catedral)
Gabinete de Leitura
Casarões da Rua São Bento
Sobrado da Boulevard Braguinha
Convento Santa Clara
Padaria Royal
Catedral Metropolitana

Conhecido na cidade por suas miniaturas em formas de maquetes, Santiago desta vez inova de maneira mais minimalista. “Os painéis também são maquetes, porém o suporte e o estilo são diferentes. Enquanto enxergamos em 360º as maquetes tradicionais, as verticais se apresentam como quadros em 3D”, explica. Contudo, a Catedral Metropolitana poderá ser conferida em todos os detalhes, por isso o artista optou por fazer do modo convencional, para mostrar a grandiosidade e imponência do maior símbolo do centro de Sorocaba, construído em 1771.

Em 2023, Ribeiro lançou outros projetos. Um, recentemente finalizado, falou sobre João de Camargo e outro, retratando os prédios da Fazenda Ipanema. “É inusitado, ao mesmo tempo cansativo. Em menos de uma semana encerrei um trabalho e inicio este que fala do centro antigo de Sorocaba. Foi um ano de grandes benefícios, pois tive dois projetos de incentivo cultural aprovados simultaneamente e isso exigiu de mim, e do meu auxiliar Edneu Abud, foco e agilidade. Mas concluímos com êxito”, finaliza”


Serviço:

Abertura oficial da Exposição “Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba”
Início: 20 de outubro 
Onde: Fundec – Rua Brigadeiro Tobias, 73.
Horário: 20h
Gratuito