search
highlight_off
Foto: Divulgação | Bruno Ducatti
Cultura
Publicado em às

Projeto leva exibição de produções artísticas para muros de Escola Municipal e Centro Cultural em Sorocaba

Com o objetivo de provocar a reflexão nas crianças sobre a relação entre passado, presente e futuro, a Maloca Centro Cultural em parceria com Diretora Ana Claudia Joaquim de Barros e a professora Márcia Camargo Oliveira Noronha da Escola Municipal Professora Josefina Zilia de Carvalho, desenvolveram o projeto “Brincadeiras do Futuro”, que contará com duas projeções para o público nos dias 10 e 11, às 18h, nos muros externos da escola e na fachada da Maloca, respectivamente.

A professora Márcia Noronha, foi a responsável por desenvolver o projeto de Corpo e Movimento – componente curricular de Educação Física previsto pela Base Nacional Comum Curricular – pensando nas relações do presente, passado e futuro com o tema “Brincadeiras do Futuro”. E de modo a avaliar seus alunos do 3º ano do ensino fundamental, foi proposto a produção artística nesta temática.



As crianças tiveram como ponto de partida, investigar através de entrevistas e pesquisas os jogos e brincadeiras que seus tutores praticavam na infância, contrastando com os atuais vividos por elas, de modo a exercitar o reconhecimento da própria presença no espaço. A criança quando se reconhece em um meio, ela passa a existir de outras maneiras, responsável e ética.

Inspirado na obra “#Criançasfalandopelaparede”, do artista multimídia ZaniZ Alberto Zanella, que durante a pandemia animou e projetou desenhos de crianças em um prédio em São Paulo-SP, o projeto “Brincadeiras do Futuro” segue nessa proposta. Os desenhos das crianças foram animados e serão projetados pelo VJ Sapituca, Sérgio Sampaio. A reprodução será feita através da técnica de vídeo mapping (mapeamento de vídeo) que consiste na exibição de vídeos em objetos e/ou estruturas irregulares, como fachadas, prédios, estátuas etc.

brincadeiras do futuro

Sendo assim, ao projetar as produções artísticas das crianças para fora da sala de aula e levá-las para a cidade, o projeto possibilitará maneiras criativas de valorizar ainda mais a formação cognitiva, crítica e artística desses pequenos sujeitos participativos da sociedade.

Na sexta-feira (10), das 18h às 19h, a projeção do Brincadeiras do Futuro será na Escola Municipal Josefina Zilia de Carvalho, localizada no endereço Rua Nhonhô Neves, 151, Jardim Guadalajara.

Já para o sábado (11), a Maloca Centro Cultural organizou uma programação especial para crianças e familiares, sendo duas sessões de contação de histórias com o professor Marco Escobar, às 16h e às 17h; e aos intervalos de cada história, a cantora e compositora Paula Cavalciuk, cantará canções de seu repertório.

A projeção dos desenhos na fachada da Maloca está programada para às 18h. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo link.

A classificação indicativa da contação de histórias é a partir de seis anos e as crianças deverão estar acompanhadas de um maior responsável, com apresentação obrigatória de documento de identidade com foto tanto do tutor, como da criança.

Cada sessão será limitada a seis famílias, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pelo Governo do Estado de São Paulo. O uso de máscara será obrigatório.

A Maloca Centro Cultural conta com um elevador de acessibilidade para PCD’s. O espaço fica na rua Francisco Scarpa, 321, Centro.