search
highlight_off
Foto: Divulgação | Prefeitura de Sorocaba
Atualizado em às

Estrada de Ferro Sorocabana completa 145 anos da inauguração

A Estrada de Ferro Sorocabana completa 145 anos da inauguração nesta sexta-feira, dia 10 de julho. A data marca a ocasião em que um trem foi estacionado pela primeira vez na plataforma da Estação.

Nele estavam o empresário Luiz Matheus Maylasky e o presidente da Província, Sebastião José Pereira, ambos acompanhados por autoridades e convidados. Ao som de bandas musicais, o empresário e o presidente foram recepcionados por espectadores em camarotes montados em frente ao edifício.

O desejo de Maylasky em criar a Companhia Sorocabana surgiu por uma necessidade de exportar a grande quantidade de algodão produzido na região de Sorocaba. A ideia era ligar a linha férrea com a estrada entre Itu e Jundiaí, que passaria por Itapetininga, Itararé, Botucatu, Mairinque e desembocaria em São Paulo.

A Estação Ferroviária de Sorocaba (EFS) foi adquirida pela Prefeitura de Sorocaba e, atualmente, abriga o Barracão Cultural em um prédio anexo ao da Estação. O espaço é utilizado para promover eventos e sediar aulas artísticas e culturais. Além do Barracão, o espaço abriga a Casa do Turista, que tem a proposta de sanar dúvidas da população quanto aos locais de lazer em Sorocaba.

Ao lado da Ferroviária, também está situado o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). O local pertence ao setor privado, mas conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba por estar instalado em um prédio público. O MACS é um espaço dinâmico e plural, que prioriza a difusão das artes visuais.

Prefeitura lança ‘Tour Virtual Cult’ em comemoração

A Prefeitura de Sorocaba lançou nesta quarta-feira (8), o “Tour Virtual Cult” pelos museus, bibliotecas e espaços culturais da cidade. A iniciativa acontece por meio de “stories” nas redes sociais Secretaria da Cultura (Secult), incluindo o Instagram e Facebook.

Durante um mês, a Prefeitura de Sorocaba vai relembrar e contar a história da cidade pro meio de vídeos sobre curiosidades e informações dos prédios públicos. Isso inclui espaços como a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” (BIM), Museu Histórico Sorocabano (MHS) e Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS).