search
highlight_off
Viajando de trem para Mongaguá
Foto: Divulgação
ENCERRADO
Atualizado em às

“Viajando de trem para Mongaguá”

Ligadas pelo traçado da linha ferroviária, Sorocaba e Mongaguá construíram uma história de indas e vindas que fez nascer novos negócios, amizades e até grandes amores. Em comemoração aos 141 anos da inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana e também os 30 anos da Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, a Secretaria da Cultura (Secult) reuniu um acervo com 62 fotos sobre o tema, que pode ser conferido pelo público na exposição “Viajando de Trem para Mongaguá”. A mostra ocorre até o dia 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na própria Biblioteca Infantil.

De acordo com o coordenador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, a relação afetiva que os sorocabanos têm com Mongaguá teve início há pelo menos 80 anos. Ele explica que quando as oficinas das locomotivas chegaram ao município, na década de 1930, os aproximadamente 6 mil funcionários passaram a morar nas vilas Santana e Carvalho.

O objetivo da exposição é relembrar esses momentos que estão na memória de muitos sorocabanos. O acervo colaborativo foi conseguido pela Secult por meio de divulgação na imprensa e no “boca a boca”. A direção da biblioteca pediu a ajuda da comunidade e foi atendida.

starsA mostra ocorre até o dia 29 de julhoevent_busy06/07/16 - EVENTO ENCERRADO