gamboa
Foto: Gamboa / Divulgação

Na definição, Gamboa é um trecho de água represado na areia da praia após baixa da maré, formando uma pequena lagoa de águas calmas. E esse é o nome intitulado ao mais nova opção de entretenimento de Sorocaba, que abre suas portas em março de 2016: Gamboa Bar.

O espaço tem o intuito de reunir os movimento musicais e artísticos da cidade e de todos os cantos do país, indo do “bicho grilo ao underground”, como os idealizadores do projeto mesmo definem. “Vai rolar black music, reggae, forró pé de serra, mpb, rock, hardcore, samba e o que mais surgir de legal, que se enquadre a nossa proposta. Unir o pessoal, quebrar barreiras e criar uma opção onde a galera possa curtir numa boa”.

O espaço, que abrigava o antigo Bar Crocodilo, passou por uma reformulação e uma nova roupagem, trazendo nova identidade visual e conceito, com grafitis de artistas da região, arte em bambus, shapes pintados, peças decorativas antigas, plantas, entre outros itens. Um caixote de madeira em forma de arquibancada dentro da balada, nada tradicional, é um dos atrativos que substitui os tradicionais camarotes que vemos por aí, num espaço compartilhado.

Pode-se perceber claramente na casa referências herdadas do surf e do skate, esportes que conversam com a música e lifestyle proposto, retratando o lado rua e natureza do local. A gastronomia ainda é mantida em sigilo porém é um detalhe que está recebendo uma atenção especial: “a ideia é abrir o espaço para parcerias, estrutura nós já temos, herdado do antigo Croco”, afirmam os idealizadores.