search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
ENCERRADO
Publicado em às

“Anseio” + “Saudosa Floresta”Exibição de curtas-metragens ∙ Sindicato dos Metalúrgicos

Quinta-feira (10) rola mais uma edição do Cine SMetal!

A partir das 19h, a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) exibe dois curtas-metragens premiados.

Além das exibições, o evento conta com um bate-papo exclusivo com os diretores e equipes de produção. Um dos filmes aborda o tema da saúde mental e o outro, sobre o meio ambiente.

A entrada é gratuita, mas a organização sugere a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS).

Anseio

O primeiro curta da noite é “Anseio”, escrito e dirigido por Estevão S. Souza, contemplado pela Lei Paulo Gustavo de Sorocaba.

O filme acompanha Cibele, uma mulher mergulhada em um ciclo vicioso de consumo — de comidas ultraprocessadas, drogas, entretenimento e sexo — enquanto tenta preencher um vazio existencial.

A trama psicológica e inquietante aborda os limites entre prazer e sofrimento, sanidade e desespero, criando um universo cinematográfico denso com o uso da tecnologia digital.

Após a exibição, haverá um bate-papo com Estevão e sua equipe de produção.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Saudosa Floresta

Na sequência, a exibição será de “Saudosa Floresta”, dirigido por Márcia Mah, que apresenta uma releitura sensível da clássica canção “Saudosa Maloca”, de Adoniran Barbosa.

Na obra, a floresta ganha voz e protagonismo, revelando os impactos do desmatamento sobre os animais e o meio ambiente.

Com linguagem simples e acessível, o filme mistura animação em 2D e live-action para dialogar com públicos de todas as idades sobre a crise ambiental.

A diretora Márcia Mah também participará de um bate-papo com o público após a sessão.

Sobre o Cine SMetal

De acordo com Leandro Soares, presidente do SMetal, o Cine SMetal é uma ferramenta poderosa de formação e consciência, que conecta cultura, solidariedade e cidadania.

Ao promover debates sobre saúde mental e meio ambiente — temas tão urgentes para a classe trabalhadora — reafirmamos nosso compromisso com um projeto de sindicato cidadão: que vai além das lutas dentro da fábrica e atua para transformar a realidade das pessoas. E quando somamos isso à doação solidária para o Banco de Alimentos, mostramos que é possível fazer política com arte, empatia e responsabilidade social”, destaca Leandro.

Informações do evento:

A sede do Sindicato dos Metalúrgicos fica na Rua Júlio Hanser, 140 – Mangal. As exibições terão início às 19h!

event_busy10/07/25 - EVENTO ENCERRADO