search
highlight_off
ENCERRADO
Atualizado em às

QuartabêEspecial Mulheria ∙ Sesc Sorocaba

Em março, o Sesc Sorocaba realiza diversos shows com bandas formadas majoritariamente por mulheres. As ações fazem parte do projeto “Mulheria”, que contempla, ao longo do mês, realizações que trazem o protagonismo feminino nas mais variadas linguagens em que o Sesc atua, com o objetivo de promover o empoderamento de meninas e mulheres, sejam elas cisgêneros ou transgêneros.

Dia 15 (quinta), às 20h, no Teatro, se apresenta o quinteto Quartabê, uma das bandas mais inventivas e originais da cena independente brasileira dos últimos anos. Transitando por diferentes sonoridades e referências musicais, do Free Jazz ao Afrobeat, do Eletrônico ao Choro, o grupo surgiu a partir da banda “Claras e Crocodilos”, a mais nova releitura de Arrigo Barnabé de sua obra prima de 1980, muito elogiada pela crítica e público no Brasil e exterior. Arrigo Barnabé é um dos principais artistas da Vanguarda Paulista, movimento cultural brasileiro que aconteceu entre 79 e 85 e tem como marca uma música altamente inovadora e o estabelecimento da música independente no Brasil.

Quartabê é composta por Joana Queiroz (sax, clarinete e clarone), Maria Beraldo (clarinete e clarone), Maria Portugal (bateria) e Rafael Montorfano (piano). As musicistas se uniram ao pianista e tecladista Chicão para juntos trazerem uma releitura do repertório do já consagrado compositor Moacir Santos, que sintetizou de maneira até então inédita a música negra brasileira, o jazz e a música orquestral contemporânea, influenciando fortemente artistas como Tom Jobim, João Gilberto e toda a geração da Bossa Nova.

event_busy15/03/18 - EVENTO ENCERRADO