search
highlight_off
Foto: Renata Gobatti
ENCERRADO
Publicado em às

“O boto encantado de Tucuruí”Contação de histórias ∙ Sesc Sorocaba

O Sesc Sorocaba recebe neste sábado (11) o espetáculo “O boto encantado de Tucuruí”, no espaço de Convivência, às 16h, com entrada gratuita.

O espetáculo é uma “colcha de retalhos” das memórias vivas e presentes no cotidiano de moradores da região Norte, no Estado do Pará. Essas histórias foram colhidas pela jornalista Renata Gobatti, transformadas numa narrativa cheia de peculiaridades, encantos e surpresas, nem sempre presentes nos contos mitológicos tradicionais. E, você, já viu ou ouviu falar do boto? É um tipo de golfinho que vive nas águas dos rios amazônicos. São animais mamíferos bastante inteligentes e sociáveis. Talvez seja por isso que tenha tantos causos de boto… tem história de boto que salva pescadores de afogamento, de boto que cuida das águas e até de boto que se transforma em gente.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

A história faz parte do projeto “Histórias que me contaram”, onde busca-se divulgar causos protagonizados por criaturas sobrenaturais lendárias, tais como Cobra Grande, Boto e Anhangá, e contadas por pessoas que se consideram testemunhas dos mistérios. O boto encantado de Tucuruí é o personagem mais citado nas narrativas registradas entre 2005 e 2006, pela jornalista Renata Gobatti, na cidade paraense. Bárbara Lima e Ligia Kohan são responsáveis pela costura dessa colcha de retalhos, adaptando as narrativas para o formato de contação. Mestre Afonsinho Menino ambienta musicalmente a história, trazendo ritmos comuns na Região Norte (de onde foram coletadas), como é o caso do envolvente lundu e o animado carimbó. Destacar os causos da literatura oral, contadas por moradores daquela localidade, aproxima o ouvinte da riqueza cultural presente no nosso entorno e o coloca mais próximo do protagonismo histórico, pois contribui para a expressão da realidade a partir da sua visão pessoal.

event_busy11/01/25 - EVENTO ENCERRADO