search
highlight_off
fachada da entrada do zoológico municipal de Sorocaba
Foto: Divulgação
Lazer
Publicado em às

Zoo de Sorocaba comemora 51 anos de existência

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” – um dos principais cartões-postais de Sorocaba – completará 51 anos de fundação no dia 20 de outubro deste ano. Para celebrar, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), preparou uma programação especial voltada a pessoas de todas as idades. As atividades de Educação Ambiental têm início neste sábado (5) e ocorrerão até o dia 31 de outubro.

O objetivo da programação é apresentar a toda a comunidade mais sobre os animais que habitam o espaço ecológico e o importante trabalho desenvolvido no zoo, que é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Além disso, a ideia é tratar com o público quais as ações individuais e coletivas que contribuem para a conservação do meio ambiente.

Além do lazer, o parque vem desempenhando ao longo desses anos um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno. O seu corpo técnico – com biólogos, médicos veterinários, zootecnista e tratadores – experiente e atualizado nas mais modernas técnicas através de cursos de mestrado, doutorado e participações em congressos, é um fator decisivo para isso.

Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

animais do zoológico municipal de Sorocaba

Divulgação | Fernando Abreu

Outras datas importantes em outubro

Além do aniversário de fundação do zoo, outubro tem outras comemorações importantes, como a Semana do Idoso (de 03 a 07 de outubro), a Semana da Proteção e do Bem-estar Animal (de 04 a 10 de outubro), o Dia Nacional do Lobo-guará (12 de outubro) e o Dia do Sauim-de-coleira (20 de outubro), que também serão comemorados na programação.

Vale ainda lembrar que, durante todo o ano de 2019, o zoo de Sorocaba está participando, junto com os outros zoológicos brasileiros, da Campanha “Não deixe as cores apagarem: Todos juntos pela conservação”, proposta pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Desde 2013 a AZAB escolhe um animal para ser símbolo de uma campanha anual. Neste ano sete animais foram escolhidos: anta, tatu, tamanduá, mico-leão-dourado, lobo-guará, papagaio e cavalo-marinho.

animais do zoológico municipal de Sorocaba

Divulgação | Fernando Abreu

Programação

Dia 5 de outubro (sábado)
Exposição “Silvestre não é PET” no evento Cãominhada
O público poderá conferir animais taxidermizados (“empalhados”) e outros itens que fazem parte do acervo do Museu de Zoologia do zoo para abordar o complexo problema que é as pessoas quererem ter animais silvestres em casa, como se fossem animais de estimação (os chamados “pets”).
Horário: 9h às 12h
Local: Parque da Biquinha
Atividade gratuita

Dia 6 de outubro (domingo)
Conhecendo os animais idosos do zoo
O público poderá conferir o tratamento carinhoso e especial que alguns dos animais mais antigos do zoo recebem. A ação acontecerá em comemoração à Semana do Idoso e à Semana da Proteção e do Bem-estar Animal.
Horários, atividades e animais envolvidos:
-Mandril fêmea (comendo) – 14h;
-Hipopótamo (abrindo a boca) – 14h30;
-Leoa (brincando) – 15h;
-Elefantes (caminhando) – 15h30;
Locais: em frente ao recinto das espécies
Atividade sem necessidade de inscrição prévia

Dia 8 de outubro (terça-feira)
Visita monitorada especial em comemoração ao Dia do Idoso
Os participantes do Clube Ecológico “Roda Viva”, do Parque da Biquinha, vão participar de uma visita monitorada especial, cujo foco são os animais idosos que vivem no zoo e ainda conhecer os bastidores do zoológico (Setor de Nutrição e Setor de Biologia e Veterinária).
Horário: 9h às 11h
Local: zoológico

animais do zoológico municipal de Sorocaba

Divulgação | Fernando Abreu

Dias 09, 10, 23, 24, 30 e 31 de outubro
Conhecendo os Bastidores do zoo
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da rotina do Setor de Nutrição e do Setor de Biologia e Veterinária do zoo.
Datas e horários da atividade:
Dias 09, 23 e 30 de outubro, das 9h20 às 11h20
Dias 10, 24 e 31 de outubro, das 13h20 às 15h20
Local: Em frente ao recinto das antas.
Inscrições a partir de 5 de outubro, exclusivamente através do site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Dias 11, 22, 25 e 29 de outubro
Zoo vai a Comunidade: Especial sobre o Lobo-Guará
A equipe educativa levará o projeto Zoo vai à Comunidade a creches de Sorocaba, em homenagem ao Dia do Lobo-Guará, com o foco não apenas no lobo, mas também o tamanduá-bandeira e o cerrado, com o objetivo de apresentar estes animais para as crianças, sensibilizando para a conservação da natureza.
Horários: variados de acordo com cada unidade escolar.
Locais: CEI-15, CEI-31, CEI-46 e CEI-90.

Dia 12 de outubro (sábado)
Dia do Lobo-Guará: exposição e o bolo do lobo
Em comemoração ao Dia do Lobo-guará e ao Dia das Crianças, os visitantes vão participar da exposição “Conhecendo o lobo-guará” e poderão levar para casa “lembranças” do lobo, como desenhos, máscaras e adesivos. O público também terá a oportunidade de se aproximar de um lobo-guará taxidermizado, além de acompanhar a entrega de um bolo à espécie feito com alimentos que fazem parte da sua dieta.
Horários:
-Exposição do lobo-guará – das 9h às 16h
-Preparação e entrega do bolo para os lobos-guarás – 14h30
Local: Próximo ao recinto do lobo-guará.
Atividade sem necessidade de inscrição prévia

animais do zoológico municipal de Sorocaba

Divulgação | Fernando Abreu

De 15 a 18 de outubro
Conhecendo o Museu de Zoologia
Quem for ao zoo poderá conhecer mais de perto o acervo do Museu de Zoologia, composto por peças biológicas e animais taxidemizados (“empalhados”).
Horário: 9h às 11h30
Local: Museu de Zoologia
Será permitida a entrada de 20 pessoas por vez. A duração da visita é de cerca de 30 minutos e a participação será por ordem de chegada.

Dia 20 de outubro (domingo)
Parabéns para os animais do Zoo
No dia que o zoo completa 51 anos de existência, os animais serão homenageados com bolos e “presentes” especiais.
Horários e animais envolvidos:
-Sauim-de-coleira: 14h30;
-Muriqui-do-sul: 15h;
-Avestruz:15h30;
-Anta: 16h.
Locais: Em frente ao recinto das espécies.
Atividade sem necessidade de inscrição prévia

Dia 31 de outubro (quinta-feira)
Hora do Bicho do “Dia das Bruxas”
Os visitantes poderão acompanhar a entrega de enriquecimentos ambientais para alguns animais que vivem no zoo, dentre eles alguns que, sem motivo, costumam causar medo nas pessoas, como serpentes e sapos.
Horários e animais envolvidos:
-Enriquecimento elefante: 10h
-Enriquecimento serpentes: 10h30
-Enriquecimento sapos: 11h
Locais: em frente ao recinto das espécies.
Atividade sem necessidade de inscrição prévia

animais do zoológico municipal de Sorocaba

Divulgação | Fernando Abreu

Informações:

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”
Endereço: rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (15) 3227.5454

Ingressos: R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade.
Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. Além disso, alunos, professores e monitores das redes municipal e estadual de ensino público, com sede em Sorocaba, acompanhados pela escola; participantes de instituições assistenciais, com atuação social, cultural e ambiental são isentos de pagamento do ingresso de terça a sexta-feira.