menu search

LazerVem aí mais uma edição da Semana Mundial do Brincar!

Foto: Divulgação
Atualizado em às

Valorizar o brincar e reconectar as pessoas de todas as idades com a proposta de se envolverem e resgatarem atividades lúdicas que valorizam as relações e o viver bem em família, em sociedade e nos espaços públicos e privados estão entre os objetivos da Semana Mundial do Brincar que acontece de 25 de maio a 2 de junho. Em Sorocaba, o evento tem como novidade este ano a ampliação da programação para os bairros, aumentando o acesso de mais pessoas e, mais do que isso, a disseminação das propostas com o que podem ser consideradas sementes de brincadeira em mais locais da cidade.

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância e acontece em toda a América Latina. O núcleo da Aliança em Sorocaba e o Costurando Memórias são os responsáveis pelas ações na cidade. O objetivo é reforçar a importância do brincar. O movimento propõe uma agenda brasileira para fomentar e direcionar núcleos por todo Brasil para celebrar o que se chama de livre brincar. O tema escolhido para este ano é “O brincar que abraça a diferença”.

Brinca Sorocaba 2

Divulgação

Em Sorocaba o Costurando Memórias propõe levar a brincadeira para várias regiões da cidade. “Pela primeira vez teremos eventos nos bairros e um grande encontro de encerramento no dia 02 de junho no Parque Chico Mendes”, explica, Carla Salles, do Costurando Memórias. Ela destaca que pessoas, famílias e grupos organizados ainda podem participar da programação organizando um núcleo de brincadeiras na localidade em que estiverem. “Pode ser no bairro, na entidade onde atuam, na escola, na igreja. É só entrar em contato com a gente para fazer parte”.

Para quem não sabe por onde começar, Tabta Rosa, do Costurando Memórias, lembra que para brincar basta querer começar e chamar mais gente. “Convidar amigos animados, pedir para um amigo músico tocar ou alguém que goste de contar histórias preparar uma contação para as crianças, pode ser uma sugestão fácil para algumas pessoas, mas a brincadeira pode ser simples. Elástico, bola, peteca, corda, bambolê, quem vai brincar pode se revezar nas brincadeiras e acessórios, mas pode ter pega-pega, esconde-esconde, queimada, alguém sempre vai lembrando como gostava de brincar e vai fluindo”, garante Tabta.

Bolhas de sabão, lençóis espalhados na grama com livros e jogos, um piquenique coletivo, giz de cera e amarelinha riscada no chão, não faltam ideias para quem quer valorizar a brincadeira. “O importante é lembrar como é possível brincar sem estar na tela do celular, da televisão e do computador. Brincar junto, rir com o outro, gastar energia do corpo todo, com amigos velhos ou novos e com a família, esse processo é valioso”, finaliza Carla Salles.

Para saber mais é só entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp no número (15) 99141-2374 ou pelo email contato@costurandomemorias.com.br. Apoiadores e voluntários também estão sendo cadastrados.

Brinca Sorocaba 3

Divulgação

Objetivos do evento:
– Mobilizar a cidade em favor do brincar;
– Criar eventos de brincar nas regiões periféricas;
– Ocupar espaços públicos em meio à natureza;
– Sensibilizar a comunidade sobre a importância do brincar diverso.

Porque brincar livre?
– Conexão pais e filhos;
– Contato com a natureza;
– Brincar fora de casa;
– Estimular as potencialidades das crianças;
– O brincar é democrático e possibilita o acolhimento das diferenças.

Brinca Sorocaba 4

Divulgação

Programação:

  • Dia 25/05 (sábado)

Das 9h às 12h
Brinca, Floresta!
Praça Floresta – Parque 3 Meninos

Das 13h às 16h
Brinca, Jardim Tatiana!
Escola Estadual Selma Cunha

  • Dia 26/05 (domingo)

Das 9h às 12h
Brinca, Vila Assis!
Parque dos Espanhóis

Das 13h às 17h
Brinca, Carandá!
Praça Carandá

  • Dia 31/05 (sexta-feira)

Das 17h às 20h30
Brinca, Smart Mall Facens!
Shopping Patio Cianê

Das 19h às 22h
Roda de Conversa Brincar no Diverso
Sesc Sorocaba

  • Dia 01/06 (sábado)

Das 9h às 11h
Brinca, Bebês!
Parque da Biquinha

Das 14h às 16h
Brinca, Jardim Gonçalves!

Das 14h às 16h
Brinca, Central Parque!

Das 14h às 17h
Brinca, Decathlon!

Das 17h às 20h30
Brinca, Smart Mall Facens!
Shopping Patio Cianê

  • Dia 02/06 (domingo)

Das 13h às 16h
Brinca Sorocaba!
Parque Natural Chico Mendes

Os comentários estão desativados.