Sorocaba ganha um local próprio para a prática de escalada

Esportes
10/12/18
Ilustrativa

A escalada surge logo no nosso primeiro ano de vida no ato de subir em berços e móveis de casa.

Seria então a escalada o primeiro esporte de toda criança?!

Difícil afirmar algo assim, mas, o que sabemos é que a escalada é sim um dos esportes mais antigos do mundo e que vê o seu cenário esportivo evoluir a cada dia, principalmente agora que será modalidade olímpica em Tóquio (Japão) 2020.

ESCALADA NAS OLIMPÍADAS

O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou em 3 de agosto de 2016 a inclusão de diversas modalidades esportivas à serem adicionadas à Olimpíadas de 2020. São elas o softball/baseball, skate, karatê, surf e, como já mencionamos, a escalada esportiva.

Tudo bem que ainda não se pode considerar a escalada como um esporte olímpico, uma vez que a princípio, ela só participará da edição de 2020. Mas, mesmo não garantida nas Olimpíadas de 2024 em Paris (França), a oportunidade de fazer bonito e se consolidar como esporte olímpico é real.

Serão 40 atletas na fase preliminar da Olimpíada (20 homens e 20 mulheres), sendo que os seis melhores de cada gênero avançam para a final. A previsão é de que as provas de escalada olímpica sejam disputadas em três dias.

Os vencedores sairão de um resultado combinado de três modalidades da escalada: velocidade, lead e boulder.

MODALIDADES DE ESCALADA

Se nas Olimpíadas de Tóquio somente 3 modalidades estarão presente, na escalada de forma geral existem várias delas. Algumas das modalidades de escalada existente são:

  • Velocidade (chegar primeiro à um ponto)
  • Boulder (blocos de pedra de até 5 metros com utilização de colchões)
  • Psicobloc (em falésias à beira mar, rios ou lagos)
  • Esportiva (vias curtas e grampeadas)
  • Indoor (dentro de ginásio, artificial)
  • Big Wall (considerada à partir de uma pernoite em rocha)
  • Alta Montanha (em altas altitudes)
  • Cascatas de Gelo (parede de água gelada como uma cascata de gelo)
  • Lead (escalada técnica de uma rota enquanto anexa os mosquetões)

ESCALADA EM SOROCABA

Se até aqui você se interessou pela escalada, pode ficar feliz, pois Sorocaba tem um histórico bem legal na modalidade.

De forma amadora e com foco no lazer, há 20 anos começaram os primeiros relatos de escalada em Sorocaba no Jardim Eldorado, num local chamado de “Pedrinha”, onde algumas pessoas se reuniam para escalar uma pedra.

Infelizmente, hoje, o local da “Pedrinha” virou um condomínio fechado sem acesso da população em geral, porém, outros locais como a “pedra da Monica Minelli” e a “parede da Sheila’s Ballet” ainda são frequentados por quem quer treinar e se divertir.

Agora, não é só de escalada ao ar livre (com recursos naturais) que vive a pratica do esporte em Sorocaba, tanto que há cerca de 4 anos surgiu a Fábrica de Monstrinhos após 20 amigos escaladores se juntarem e montarem num local fechado na Rua Aparecida algumas paredes de escalada.

Mas, a Fábrica de Monstrinhos deixou de existir, e não pense que isso é ruim não, pois, dois dos seus escaladores resolveram montar a Academia Boulder e levar todos os praticantes de escalada para lá, e, foi assim que surgiu o primeiro local específico para a prática de escalada em Sorocaba, aberto ao público e com estrutura oficial.

A ACADEMIA BOULDER

Idealizado pelo Tiago Palito (fotógrafo e turismólogo) e pelo Marcus Harder (personal trainer), a Academia Boulder surgiu com o intuito de levar a escalada para o maior número de pessoas, de todas as idades e de todos os níveis de prática.

A modalidade de escalada proporcionada pela academia está presente até no nome, que é a Boulder, que consiste em subir uma rocha (ou um muro de treino) sem a utilização de cordas, em que se privilegia mais a força física de explosão em detrimento da resistência física.

Os problemas do bloco sempre envolvem poucos passos e, a via (de cerca de 3 a 5 metros) se dá como concluída quando tocar as duas mãos no último bloco.

COMO PRATICAR ESCALADA EM SOROCABA?

A Academia Boulder fica na Avenida Getúlio Vargas, 475, Jardim São Paulo e fica aberta das 6h as 22h de segunda a sexta e das 8h as 12h no sábado.

E, caso você não tenha sapatilhas próprias para escalada, elas são oferecidas no local através de uma parceria com a loja Decathlon e a sua marca própria voltada para escalada, a Simond.

Acompanhe o Facebook e o Instagram da Academia Boulder para saber as novidades.

Este texto não representa as opiniões do Agenda Sorocaba