search
highlight_off
Semana Mundial do Brincar
Foto: Divulgação
Lazer
Atualizado em às

Semana Mundial do Brincar no Sesc Sorocaba

De 25 de maio a 2 de junho, o Sesc realiza a Semana Mundial do Brincar em todas as unidades do estado de São Paulo. A ação convida a sociedade para reflexão e debate sobre a importância do brincar.

Com o tema “O Brincar que abraça a diferença”, a edição de 2019 traz luz ao fato de que o brincar é um terreno fértil para a construção da alteridade. Quando brincam, as crianças ressignificam o mundo – pedra vira gente, folha vira pássaro, galho vira varinha de condão. Ao brincar, é possível reconhecer semelhanças em um mundo dotado de diferenças. Pensando nisto, todas as unidades do Sesc São Paulo realizarão vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contações de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações.

Na unidade do Sesc Sorocaba, a programação tem início com o ateliê Artes para Pequenos – Cores & Mosaico, onde as crianças terão a oportunidade de experimentar as nuances das cores com diversos materiais. Já no encontro Feira do Brincar: O Brincar que abraça a Diferença, os instrutores de atividades infantojuvenis da Unidade apresentam vivências que privilegiam os saberes dos programas educativos do Sesc. No Ateliê Livre de Criação de Brinquedos, os pequenos farão uso da criatividade em conjunto para criar ou recriar brinquedos com os mais diversos materiais.

A programação também conta com as Mediações Animadas, que apresentam brincadeiras a partir da troca de saberes, exploração de instrumentos musicais e confecção de invenções. Finalizando as atividades, o bate-papo Brincar no Diverso trata de temas como a importância do brincar enquanto expressão fundamental da infância e etapa crucial do desenvolvimento humano. A atividade será ministrada por Aline França, integrante da Aliança pela Infância; Ghandy Piorsky, educador e artista plástico; e Tabta Rosa, integrante do Costurando Memórias.

Semana Mundial do Brincar

Divulgação

Confira a programação no Sesc Sorocaba:

Feira do Brincar: O Brincar que Abraça a Diferença
Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc Sorocaba
Encontro para pensar e vivenciar o brincar. Um espaço de trocas, vivências, que privilegia saberes dos programas infantis e educativos do Sesc, brincadeiras populares, indígenas, afro-brasileiras e africanas.
Dias 25 e 26 (sábado e domingo). Das 14h às 16h, na Convivência do Térreo, de graça e livre para todas as idades.

Ateliê livre de criação de brinquedos
Com Gustavo Sarti, educador de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba
Tem tanta coisa por aí que dá pra juntar e criar um brinquedo, ou recriar um brinquedo! Nesta oficina, diversos itens, materiais e ferramentas estarão disponíveis para crianças e responsáveis criarem juntos.
Dias 25 e 26 (sábado e domingo), das 14h às 16h, de graça, no Espaço de Tecnologias e Artes da Unidade. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento. Livre para todas as idades.

Artes para Pequenos – Cores & Mosaico
Com Alan Pablo, educador do Espaço de Brincar
Um ateliê para explorar com as crianças as nuances das cores, utilizando lápis de cor, guache e tinta aquarelável.
Dia 25 (sábado), das 10h30 às 11h30, de graça, na Sala 1. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência, na Central de Atendimento. De 3 a 6 anos.

Nichos do Brincar
Qual foi a última vez que você brincou? O brincar não deveria ser só coisa de criança. Os nichos do brincar são espaços diversos da unidade que trazem reflexões sobre o brincar e muitas culturas, desde as populares até as indígenas e afro-brasileiras.
De 28 a 31 (terça a sexta), das 9 às 21h. Diversos Espaços. Livre.

Semana Mundial do Brincar

Divulgação

Mediação animada: Os Sons do Brincar
Com Alan Pablo, educador do Espaço de Brincar
Os sons e as músicas são ferramentas fantásticas para conhecer culturas, povos e a diversidade da nossa própria cultura. Nesta atividade, as crianças e seus responsáveis são convidados a conhecer e explorar diversos instrumentos musicais.
Dias 28 e 29 (terça e quarta), das 17h às 19h, de graça, no Espaço de Brincar Interno. De 3 a 6 anos.

Mediação animada: Vamos Brincar do Quê?
Com Alan Pablo, educador do Espaço de Brincar
Neste encontro, os participantes irão vivenciar brincadeiras a partir de trocas de saberes. De qual brincadeira você mais gosta?
Dia 30 (quinta), das 17h às 19h, de graça no Espaço de Brincar Interno. De 3 a 6 anos.

Mediação animada: Tesouros e Cacarecos
Com Alan Pablo, educador do Espaço de Brincar
Um retalho de tecido, um pedaço de papel, um barbante amarelo, uma roda sem um carro. Estes itens podem ser cacarecos ou tesouros, depende da imaginação de quem vê. Nesse encontro serão confeccionadas invenções, brinquedos, coisas novas ou coisa alguma.
Dia 31 (sexta), das 17h às 19h, de graça, no Espaço de Brincar Interno.

Bate-papo: O Brincar no Diverso
Com Aline França, integrante da Aliança pela Infância; Ghandy Piorsky, educador e artista plástico; e Tabta Rosa, integrante do Costurando Memórias
Neste bate-papo, educadores tratam da importância do brincar, expressão fundamental da infância e etapa crucial do desenvolvimento humano. Elemento de socialização, contato com o diverso e, ao mesmo tempo, desafio e fonte de enriquecimento nas relações de aprendizado, o brincar é um solo fértil para o desenvolvimento humano.
Dia 31 (sexta), às 19h, de graça, no Teatro da Unidade. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. Livre para todas as idades.