“SEM AVISO – Semana de Artes Visuais de Sorocaba” tem programação durante o mês de outubro

Lazer
15/10/19
Divulgação | Carlos Della Rocca

A Semana de Artes Visuais de Sorocaba, cujo nome fantasia é SEM AVISO, é uma iniciativa de um grupo de espaços independentes dedicados às Artes Visuais sediados em Sorocaba: Fernanda Monteiro Galeria de Arte, Mofo Galeria, Pupa Eventos Culturais e Matiz Ateliê Visual. Tal iniciativa resultada expansão do setor de serviços e do potencial da chamada Economia Criativa no desenvolvimento da cidade de Sorocaba. Prova disso é a presença crescente de artistas e outros espaços dedicados ao tema, conforme aponta o Mapeamento Cultural de Sorocaba,uma iniciativa da Prefeitura Municipal. A iniciativa tem o propósito de organizar e promover um conjunto de eventos no campo das Artes Visuais, a fim de incrementar negócios nesse setor, além de promover a integração destas iniciativas e amplificar e aprimorar o acesso e as relações entre público, artistas, curadores e consumidores de arte em sentido amplo, estudantes e interessados em geral.

Exposição na Semana de Artes Visuais de Sorocaba

Divulgação | Yasmin Duarte

Programação das atividades:

Abertura oficial SEM AVISO
Dia: 18 de outubro (sexta-feira)
Horário: das 16h às 18h
Local: Porão do Chalé Francês
Endereço: Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280. Centro
Classificação: Livre

Descrição: Abertura oficial da SEM AVISO -_Semana de Artes Visuais de Sorocaba, com apresentação audiovisual do projeto pelos espaços proponentes; exposição de fotografias (imagens das séries Anima Latente e Anima Manifesta) e Performance (Eu curo),de autoria da artista sorocabana Silvana Sarti, sendo a primeira em parceria com o artista Fábio Florentino, a segunda em parceria com o fotógrafo italiano Ivano Mercanzin e a última com a colaboração do músico Mauro Tanaka.


Roteiro de Ateliês: Abertura da exposição Sonhos nas Gavetas. Ateliê Arte

Dia: 20 de outubro (domingo)
Horário: das 10h às 12h
Local: Ateliê Arte
Endereço: Rua Vitória Sacker Reze, 600, Jd.Pagliato
Classificação: Livre

O ateliê inaugura um novo espaço para artistas em Sorocaba, com a exposição intitulada “Sonhos nas Gavetas”. A exposição permitirá ao observador entrar em contato com o artista de uma forma mais intimista e poder conhecer o que acontece antes ou o que está por vir na sua trajetória. Além das artistas Elza Tortello e Bia Caiuby, proprietárias do espaço, outros artistas participam da mostra: Dagô, Luciana Ferraz, Regiane Pinceratto e Tangerina Bruno. Abertura no domingo das 10h às 12h.  Visitação do dia 20 ao 26, de segunda a sexta das 14h às 18h.


Feira Beco do Inferno 19a. Edição

Dia: 20 de outubro (domingo)
Horário das 12h às 19h
Local: Praça Frei Baraúna, Centro
Classificação: Livre

Feira (des)organizada por artistas onde artes visuais, artesanato, música, teatro, performance, literatura e poesia acontecem ao mesmo tempo.Realizada inicialmente em um beco no centro de Sorocaba (Rua Leite Penteado, conhecida no passado como Beco do Inferno),hoje acontece na Praça Frei Baraúna.Surgiu a partir do desejo dos artistas de mostrar e vender seus trabalhos autorais.


Abertura de exposição coletiva “Anámnesis: Fadografia, de Fernanda Monteiro; Alegorias de verdade, de Marco Gonçalves”

Dia: 21 de outubro (segunda)
Horário: das 16h às 18h
Local: Saguão FUNDEC Sorocaba
Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro
Classificação: Livre

Apresentados simultaneamente no saguão da Fundec, os dois trabalhos abordam diferentes aspectos de lidar com a memória, utilizando a fotografia como linguagem. O nome da exposição, Anámnesis, é um termo palavra de origem grega que significa “ato de trazer algo à memória”.


Abertura Bazar Matiz de Artes Visuais

Dia: 21 de outubro (segunda)
Horário: das 19h às 22h
Local: Matiz Ateliê Visual
Endereço: Rua Minas Gerais, 96, Centro
Classificação: Livre

Dentro da programação da Semana de Artes Visuais de Sorocaba (Sem Aviso), Matiz Ateliê Visual realiza a segunda edição do Bazar Matiz de Artes Visuais, com trabalhos de fotógrafos e artistas visuais residentes em Sorocaba. Com abertura programada para o dia 21 de outubro, o bazar funcionará durante toda a semana, paralelamente a outras atividades programadas para ocorrer nesse espaço.

O bazar traz pinturas (acrílica sobre tela), de Rafaela Chor; fotografias noturnas de metrópoles mundiais, assinadas por Ana Cláudia Castro; desenhos com figuras quase mitológicas, de Celso Lara; pinturas em acrílica de Tarcila Gama; fotografias noturnas aéreas da capital paulista em metacrilato, de Carlos Della Rocca;  e cianotipias, um tipo de impressão química criada no século 19, de Marco Gonçalves.

Todos os trabalhos estão à venda emoldurados. A abertura será dia 21 de outubro (segunda-feira), às 19h, ocasião em que os participantes oferecerão um coquetel aos convidados. A Matiz Ateliê Visual fica na rua Minas Gerais, 96, Centro, em Sorocaba. Para mais informações: (11) 98997-4653, com Marco Gonçalves.


Roteiro de Ateliês: O que é cultura? Ateliê Oficina Adriana Dias

Dia: 22 de outubro (terça-feira)
Horário: das 10h às 10h45
Local: Ateliê Oficina Adriana Dias
Endereço: Rua Mascarenhas Camelo, 864, Vl. Santana
Classificação: 16 anos
Vagas: 12 (necessária a inscrição prévia. Formulário online na página do evento no Facebook)
Gratuito

Aula teórica seguida por bate papo com Eduardo Andrés Ruz Torres, mestre e doutorando em História Cultural pela UNICAMP. Neste encontro propomos discorrer, a partir da história cultural, sobre a problemática entre tendências culturais e a compreensão e estudo destas pelos historiadores. Sempre desde o olhar histórico.


Roteiro de Ateliês: Ateliê Aberto de Gravura em Metal. Ateliê Oficina Adriana Dias

Dia: 22 de outubro (terça-feira)
Horário: das 11h às 12h
Local: Ateliê Oficina Adriana Dias
Endereço: Rua Mascarenhas Camelo, 864, Vl. Santana
Classificação: 16 anos
Vagas: 12 (necessária a inscrição prévia. Formulário online na página do evento no Facebook)
Gratuito

Demonstração do processo de produção e gravação de matriz em metal e impressão de gravura pela artista Adriana Dias, bacharel, licenciada, especialista e mestre em Artes Visuais pela UNICAMP. Neste encontro serão apresentadas algumas técnicas de gravura em metal e será realizada uma impressão com o uso de prensa.


Feira de Prints e Pequenos Formatos (3ª edição)

Dia: 22, 23 e 24 de outubro (terça à quinta-feira)
Horário: das 15h às 19h
Local: Fernanda Monteiro Galeria de Arte
Endereço: Rua Gustavo Teixeira, 600, Mangal
Classificação: Livre

A Feira de Prints e Originais em Pequeno Formato, que já conta com duas edições anteriores, é uma iniciativa da Fernanda Monteiro Galeria de Arte, que traz a público, de uma maneira informal, trabalhos originais e reproduções digitais de artistas que vivem, trabalham ou tem algum tipo de vínculo afetivo com Sorocaba. Parte destes artistas fazem parte da plataforma virtual da Galeria (fernandamonteiroarte.com) e já desenvolveram atividades (exposições individuais ou coletivas e ações educativas) em conjunto com a Galeria entre 2015 e 2019. O material apresentado, obras e impressões em pequeno formato, poderá ser adquirido pelos interessados na Galeria de terça à quinta-feira das 15 às 19h ou em eventos da SEM AVISO. O valor varia de R$ 30,00 à R$300,00.

É possível também adquirir durante a Feira cotas do Clube de Colecionadores, outra iniciativa da Fernanda Monteiro Galeria de Arte e tem como objetivos a divulgação da produção artística contemporânea de um corpo de artistas representados e o incentivo ao colecionismo, através da aquisição pelos interessados de impressões fine art autenticadas pelos artistas e pela Galeria em tiragem limitada. Parte da renda é destinada à realização de novas exposições na Galeria, fomentando e fortalecendo a cena artística local.


Exposição A Mulher no Grafite,com Francinne Lopes

Dia: 22 de outubro (terça-feira)
Horário: das 16h às 18h


Tijolo. Exposição e venda de obras com técnica de grafite. Curadoria: Danilo de Carvalho Rek

Dia: 22 de outubro (terça-feira)
Horário: das 19h às 23h
Local: Pupa Eventos Criativos
Endereço: Rua Aparecida, 569, Vl. Santana
Classificação: Livre

No dia 22 de outubro (terça-feira), a Pupa abre as portas para o universo do grafite. Serão duas atividades, começando pela roda de conversa “A mulher no grafite”, com Francinne Lopes, das 16h às 18h, e logo em seguida com a TIJOLO – Exposição e venda de obras com técnica de grafite, com curadoria de Danilo Rek, das 19h às 23h. A expo seguirá até 22 de novembro e os visitantes poderão adquirir as obras no local.


Oficina de Modelo Vivo, com Flávia Aguilera

Dia: 23 de outubro (quarta-feira)
Horário: das 16h30 às 18h30
Local: Tear Coworking
Endereço: Av. Sorocaba, 500. Jd. Magnólia
Classificação: 18 anos
Vagas: 15 (necessária a inscrição prévia. Formulário online,na página do evento no Facebook).
Gratuito

Oficina de Desenho com Modelo Vivo, com Flávia Aguilera e Lucas Moraes. Quarta-feira dia 23/10 das 16:30 as 18:30. Oficina destinada a todas as pessoas que queiram praticar o desenho a partir da observação de modelo vivo. Público: Jovens e adultos. Material: Traga seu material específico para desenho ou pintura; teremos folha sulfite e lápis disponíveis.


Mesa redonda: Arte e Artistas-Espaços Públicos e Privados

Dia: 23 de outubro (quarta-feira)
Horário: das 19h às 21h
Local: Tear Coworking
Endereço: Av. Sorocaba, 500, Jd. Magnólia
Classificação: Livre
Vagas: 15 (necessária a inscrição prévia. Formulário online na página do evento no Facebook)
Gratuito

Bate-papo: “Público x privado: os caminhos das artes visuais em Sorocaba”, às 19h com a participação na mesa de Ana Maria Duarte (Espaço Du-Arts), Allan Yzumizawa (curador), Ella Vieira (artista visual), Veronica Heidemann (Feira Beco do Inferno), Sesc Sorocaba e Secult, com mediação de Daiana Moura (pesquisadora e atriz).

Exposição na Semana de Artes Visuais de Sorocaba

Divulgação | Fernanda Monteiro Galeria de Arte

Roteiro de Ateliês: Ateliê aberto de cerâmica de torno, com Ana Maria Bozelli
Dia: 24 de outubro (quinta-feira)
Horário: das 9h às 11h
Local: ABozelli Studio
Endereço: Rua Vitória Sacker Reze, 600, Jd.Pagliato
Classificação: Livre

Descrição: Demonstração da técnica e processo artístico criativo de modelagem em cerâmica utilizando torno, apresentada pela artista Ana Bozelli.


Ateliê Aberto Formas de pensar o desenho com a artista Fernanda Monteiro

Dia: 25 de outubro (sexta-feira)
Horário: das 15 às 17h
Local: Matiz Ateliê Visual
Endereço: Rua Minas Gerais, 96. Centro.
Classificação: Livre
Vagas: 10 (necessária a inscrição prévia. Formulário online na página do evento no Facebook)
Gratuito

Descrição: O Atelier Aberto é uma proposta da Fernanda Monteiro Galeria de Arte cujo objetivo é proporcionar ao público interessado uma interlocução com artistas locais sobre o tema artístico escolhido, no caso o desenho, em seus aspectos teóricos, através de uma abordagem expositiva e participativa, e práticos, por meio de uma proposta de produção compartilhada, resultante de uma vivência conjunta proporcionada aos participantes e mediada pelo artista palestrante.


Curso: Quatro exposições que marcaram a fotografia, com o artista Marco Gonçalves

Dia: 25 de outubro (sexta-feira)
Horário: das 18h às 20h
Local: Fernanda Monteiro Galeria
Endereço: Rua Gustavo Teixeira, 600, Mangal
Classificação: 16 anos
Vagas: 10 (necessária a inscrição prévia. Formulário online na página do evento no Facebook)

Descrição: Assim como todas as atividades humanas, a fotografia passou por transformações conceituais profundas desde a sua criação, no início do século XIX. Por meio de slides e vídeos, o curso vai contar a história da transição da fotografia moderna para a contemporânea por meio de quatro exposições marcantes em sua história.


Arte e política: a colagem como ferramenta crítica, com Rodrigo Corrêa (Sob Influência)

Dia: 26 de outubro (sábado)
Horário: das 10h às 12h
Local: Matiz Ateliê Visual
Endereço: Rua Minas Gerais, 96, Centro
Classificação: Livre
Vagas: 15 (necessária a inscrição prévia. Formulário online na página do evento no Facebook)

Descrição:Nesta oficina/conversa será, discutido como a noção de crise, absurdo, simplicidade, vazio, contradição e miséria podem ser elementos cruciais para o desenvolvimento criativo de um artista, tendo como referencial técnico a colagem e trabalhos de artistas/pensadores com John Heartfield e Guy Debord, passando por elementos contemporâneos da colagem analógica e digital, como Sobinfluência e Conatus.


Oficina: Conhecendo a estética dos cartazes Punk na prática, com Felipe Fogaça

Dia: 26 de outubro (sábado)
Horário: das 13h às 15h
Local: Pupa Eventos Criativos
Endereço: Rua Aparecida, 596, Vl. Santana
Classificação: Livre
Descrição: Oficina
Contribuição voluntária
Vagas: 12 (esgotado)


Feira e Circuito de Oficinas Artísticas SEM AVISO

Dia: 26 de outubro (sábado)
Horário: das 14 às 21h
Local: Tear Coworking
Endereço: Av. Sorocaba, 500. Jd. Magnólia
Classificação: Livre
Vagas: 15 para cada oficina (necessária inscrição prévia. Formulário de inscrição na página do evento no Facebook)

OFICINA DE IMPRESSOS COM MIMEÓGRAFO, com Eliete Della Violla, sábado dia 26/10 das 15:00 as 17:00. Nesta oficina vamos trabalhar com um antigo mimeógrafo, aparelho movido à álcool utilizado para reproduzir cópias. Vamos experimentar a técnica através da criação de impressos como pequenos cartazes e postais, produzindo matrizes a partir de desenhos, textos e texturas. Publico: Crianças a partir de 9 anos de idade e adultos. Todo Material Incluso.

OFICINA DE COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA E MOVIMENTO, com Lucas Moraes das, sábado dia 26/10 das 15:00 as 17:00. Por meio de uso das tecnologias cotidiana, utilizando ferramentas de acesso imediato, iremos abordar nesta oficina modos de fotografar. Com celulares, tablets e objetos fotográficos de mãos, serão exploradas as possibilidades de imagens e movimentos, igual ao feed do Instagram, às postagens do Facebook e a um tuíte. Partindo da premissa de pensar o corpo em movimento, até chegar às vias de diálogos digitais. Oficina destinada a crianças e adolescentes, necessário um aparelho com câmera e roupas confortáveis.Lucas Moraes é artista da dança, bailarino e Pesquisador. Ministra aulas na rede de ensino em Salto de Pirapora por meio da assistência social. Início os estudos em fotografia em 2007, alia as duas linguagens em sua pesquisa.


Lançamento do livro Revés, de Fábio Florentino

Dia: 26 de outubro (sábado)
Horário: das 19h às 21h
Local: Fernanda Monteiro Galeria
Endereço: Rua Gustavo Teixeira, 600, Mangal
Classificação: Livre

Lançamento do Livro de artista Revés, de Fábio Florentino, com imagens e textos produzidos para a exposição homônima, ocorrida em abril de 2019 na Escola Pró-Arte Sorocaba, com curadoria de Fernanda Monteiro, tendo como tema norteador a efemeridade da vida e a questão ambiental. O projeto expositivo original incluiu quatro painéis em desenho de grandes proporções feitos diretamente sobre as paredes com giz branco e carvão, além de desenhos em grafite e encáustica sobre papel e objetos, compondo um conjunto instigante e questionador sobre a relação entre o homem e o meio.

As imagens sedutoras e traiçoeiras, que, belas aos olhos, nos atraem para em seguida nos revelar um lado obscuro, opaco, de uma realidade criada pelo homem e capaz de destruí-lo foram gradativamente registradas pelo artista por meio da fotografia, enquanto desenhava os painéis e agrupadas agora em uma edição tamanho 15x21cm de 36 páginas, com tiragem limitada, que pode ser adquirida no dia do evento na Fernanda Monteiro Galeria de Arte, com a presença do artista.Nesta mesma oportunidade, os desenhos originais que compuseram a exposição também poderão ser apreciados pelos visitantes.