search
highlight_off
Projeto Animazoo
Foto: Projeto Animazoo | Zaqueu Proenca
Lazer
Publicado em às

Parques de Sorocaba terão cursos de férias gratuitos para crianças e adolescentes

Pais e filhos já podem se preparar para a programação gratuita de férias voltada a crianças e adolescentes nos parques Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Água Vermelha e Biquinha. Para garantir a vaga, será realizada inscrição prévia no início de janeiro.

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). “Os nossos cursos de férias visam aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes um pouco mais sobre meio ambiente”, explica o titular da Sema, Jessé Loures.

Cada parque terá uma programação voltada a uma faixa etária, com temas e propostas diferentes. A ideia é proporcionar a crianças e adolescentes um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, através de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o Meio Ambiente.

 

Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

Zoo

No zoológico, o curso de férias será o Animazoo Adolescente, que ocorrerá de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, para meninos e meninas de 12 a 16 anos de idade. O tema desta edição será “Bem-estar e conservação da fauna silvestre” e contará com bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas.

O objetivo será de levar os adolescentes a conhecerem a fundo e refletirem sobre duas das funções que os zoológicos atuais possuem para a sociedade: Bem-estar animal e Conservação da fauna silvestre. Os zoológicos foram criados, originalmente, como um local de contemplação de animais, onde, na maioria das vezes, esses animais eram retirados da natureza e tratados de maneira cruel. Atualmente, no entanto, essas instituições têm diversas funções, que levam sempre em consideração o bem-estar dos animais que neles vivem e a conservação das espécies, com ênfase naquelas ameaçadas de extinção.

Serão disponibilizadas 40 vagas. Para participar, os interessados deverão realizar sua inscrição a partir das 14h do dia 9 de janeiro até às 23h59 do dia 13 de janeiro, exclusivamente on-line, através do site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins:http://meioambiente.sorocaba. sp.gov.br/.

Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas, será realizado um sorteio no dia 17 de janeiro, que será aberto ao público, porém a presença dos inscritos não será obrigatória. O horário e o local ainda serão definidos.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

 

Parque da Biquinha

Parque da Biquinha

Parque da Biquinha

No Parque da Biquinha, crianças de 7 a 10 anos de idade poderão participar do Férias na Bica, de 9 a 12 de janeiro. O tema do curso será “Bem estar animal”, com o título: “Pet não é brinquedo mas gosta de brincar”.

Serão quatro dias de muita diversão e lazer saudável em contato com a natureza. A escolha do tema estimulará os participantes a diferenciarem animais domésticos (ou pets) dos animais silvestres.

Além disso, a ideia é mostrar a elas o conceito de Bem estar animal, como conviver e respeitar os animais domésticos, compreender o que é a posse responsável, conhecer os direitos dos animais e principalmente descobrir que animalzinho não é brinquedo, mas pode fazer parte da vida e da família e ser um grande parceiro nas brincadeiras da criança, estimulando ela a aprender respeito, cuidados e desenvolver o amor ao próximo e com o meio ambiente em que ela vive.

As crianças participarão de várias atividades como trilhas, oficinas com reaproveitamento, peça de teatro, bate-papo sobre bem estar animal, jogos cooperativos e uma tarefa social.

Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A inscrição será realizada no dia 3 de janeiro, das 8h às 12h. É necessário que os pais levem no ato da inscrição um documento original da criança com foto (RG ou RA).

O Parque da Biquinha funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. O telefone é (15) 3224-1997.

 

Parque da Água Vermelha

Parque da Água Vermelha

Parque da Água Vermelha

Já no Parque da Água Vermelha, a Sema realizará o Aquagito de 21 a 25 de janeiro para crianças de 6 a 10 anos de idade. O tema será “Povos indígenas: de olho na floresta”.

O ano de 2019 foi escolhido como o Ano Internacional das Línguas Indígenas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura). O objetivo é chamar a atenção para muitos idiomas indígenas que têm desaparecido e destacar a necessidade de preservar essa cultura. No Brasil segundo o IBGE, 274 línguas indígenas são faladas, no entanto grande parte das etnias estão perdendo seu idioma.

Por isso, o Aquagito vai apresentar às crianças a cultura indígena e em especial a da tribo dos Kuikurus (“peixinho bicudo” na língua karib), que é uma das 14 etnias existentes no Parque Nacional do Xingu.

Neste curso as crianças terão a oportunidade de conhecer a cultura dessa tribo: suas relações com a floresta e o rio, casa, alimentação, farmácia, brincadeiras de criança, histórias/mitos, vestuários e as diferentes atividades que realizam destacando a sua língua.

Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A inscrição ocorrerá nos dias 3 e 4 de janeiro, das 9h às 13h, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha, localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. É obrigatório levar um comprovante de idade no ato da inscrição. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643.