menu search

LazerOficinas gratuitas de zine e criação literária abrem inscrições no dia 14 de maio

Oficinas realizadas na Escola Municipal Professora Maria Domingas Tótora de Goes, na Vila Carol
Foto: Divulgação | Camila Fontenele
Atualizado em às

Estão abertas a partir do dia 14 de maio (terça-feira), as inscrições gratuitas para as oficinas de zines e autopublicação com Eliete Della Violla (poeta, designer e artista visual), e de criação literária com Talita Annunciato (Doutora em Letras).

As atividades, que serão realizadas simultaneamente no dia 1 de junho, das 16h30 às 19h, no Pupa Eventos Criativos, fazem parte de projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc-2018). Os interessados devem ter a partir de 16 anos de idade e preencher o formulário online (clique aqui) para participar do processo. São oferecidas 15 vagas, que serão destinadas aos primeiros inscritos.

As mesmas oficinas foram realizadas gratuitamente na Escola Municipal Professora Maria Domingas Tótora de Goes, na Vila Carol, em Sorocaba, em 8 de abril. As atividades foram ministradas para cerca de 60 alunos do 5º ano do ensino fundamental (faixa etária de 10 anos).

As oficinas fazem parte do projeto “Sim”, que culminará com a publicação do livro de poesia “Sim”, de autoria de Eliete Della Violla. O lançamento também ocorre no dia 1 de junho no Pupa Eventos Criativos, a partir das 19h.

A publicação “Sim” reúne 20 poemas escritos nos últimos dois anos por Eliete e também desenhos produzidos pela autora a partir de carimbos artesanais: tudo alinhavado por um projeto gráfico cuidadosamente pensando pela artista. Talita Annunciato, artista e Doutora em Letras, assina a coordenação editorial do projeto e também a apresentação do livro.

As duas oficinas do dia 1 de junho – de criação literária (com Talita), e de zines e autopublicação (com Eliete) – trabalharão de forma complementar. A ideia é propor exercícios que estimulem os participantes para a criação literária em versos, prevendo a posterior confecção de um zine com técnicas de fácil reprodução. Assim como no livro de Eliete, os participantes serão convidados a trabalhar criativamente com carimbos artesanais.

Durante as oficinas, as artistas falarão brevemente sobre a história das publicações em zines, sobre possibilidades de distribuição e apresentarão técnicas simples de reprodução e impressão, possibilitando a autonomia e o estímulo à autopublicação em literatura/artes gráficas.

Os comentários estão desativados.