Oficina de dança no Barracão Cultural está com inscrições abertas

As vagas são limitadas

Lazer
24/04/19
Divulgação | Luiza Folegatti

A população pode participar gratuitamente da oficina “Operações Coletivas – Dança em Massa” nos dias 9 e 10 de maio, das 14h às 17h, no Barracão Cultural. As inscrições já podem ser feitas online: clique aqui. As vagas são limitadas.

Além da oficina, será apresentado no dia 10 de maio, às 20h, o espetáculo de dança “Tentativas contra o Vento” no Barracão Cultural. A apresentação é realizada com incentivo do edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) em 2014, do Governo do Estado. Já no município, conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

A oficina “Operações Coletivas – Dança em Massa” será ministrada pelo ator e bailarino Chico Lima. Nela serão compartilhados exercícios coletivos de criação e improvisação que exploram relações coreográficas de composição dentro de um coro comum, como, por exemplo, situações de uníssono, contraste, relação espacial, dinâmica, etc.

Autoria, responsabilidade, liderança, interconexão e cooperativismo serão discutidos na prática, em exercícios que colocam o corpo em regras e liberdades que potencializam a percepção de interdependência dos indivíduos dentro de um grupo.

 

Sobre o espetáculo

Com duração de 40 minutos, “Tentativas Contra o Vento” é um solo de dança contemporânea de Chico Lima. A classificação indicativa é de 10 anos de idade.

Trata-se de uma prece circular, uma evocação de uma visão. A transmissão de uma mensagem captada pelo corpo. Uma coreografia, uma tentativa alquímica constante de transformar a matéria corpo em outra coisa, entregar-se ao vento e aprender a permanecer e seguir.

Resultado de um intenso processo criativo guiado por três coreógrafas com as quais o artista já havia trabalhado (Andréia Yonashiro, Morena Nascimento e Lu Favoreto), e em parceria com os artistas Tiago de Mello na trilha sonora, e Cauê Gouveia na iluminação, neste trabalho, a dança é colocada como uma tentativa alquímica constante de transformar a matéria corpo em outra coisa.

Confrontando o vento produzido por dois ventiladores industriais, o bailarino mistura-se com os materiais plásticos propostos neste trabalho, confunde-se e transforma-se em novas formas entre o caótico e o suspenso. Entregando-se ao vento, o corpo parece aprender a permanecer e adaptar-se, e encontrar maneiras de seguir neste processo.

 

O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212.8170.