search
highlight_off
Érica Kaminish
Foto: Divulgação | Érica Kaminish
Cultura
Atualizado em às

MACS e Toyota criam projeto que transformará Etios em obra de arte

“Uma caixa de esperança, pintada em branco, dourado e prata”. É como a artista plástica Érica Kaminish define sua mais nova obra, ainda em fase de produção: um carro modelo Etios Hatch, que será transformado em arte.

A artista, mestre em artes visuais pela Nihon University (Japão), que atualmente se divide entre estadias no Brasil e na França, recebeu esse desafio ao participar do concurso “Etios Arte”, promovido pela fabricante Toyota em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

Além de Érica, que foi a vencedora, participaram outros quatro artistas nipo-brasileiros que enviaram seus trabalhos para serem avaliados por equipe do MACS e representantes da Toyota. A montadora de origem japonesa, com sede em Sorocaba, propôs ao MACS essa parceria, com a intenção de eternizar uma de suas criações, o Etios. Após sofrer a intervenção artística, o carro deverá ser doado ao acervo do próprio museu.

A partir do instante que receberem o convite, os artistas tiveram praticamente um mês para desenvolver o projeto. Érica inspirou-se na natureza marinha, em formas orgânicas de algas, corais e anêmonas, além de um poema de Fernando Pessoa. Muitos de seus trabalhos anteriores usam a pintura e a caligrafia e, para esse novo, não será diferente. Em todo desenho composicional estará escrito o poema “As ilhas afortunadas”, do poeta brasileiro.

Projeto da obra de Érica Kaminish

Projeto da obra de Érica Kaminish

A artista terá 75 dias para entregar o carro pintado que, primeiramente, passará por todas as cidades onde a Toyota possui plantas e, depois, permanecerá definitivamente no MACS. “É um orgulho representar a origem dos meus antepassados com este trabalho e saber que ele será visto por milhares de pessoas. É muito gratificante”, comenta Érica.

O veículo faz parte de um projeto maior de Érica, o “E lpis’tios”. Em grego, a palavra Elpis significa a esperança que Pandora consegue preservar consigo e que deu origem às caixas douradas com inscrições do poema de Fernando Pessoa. Na cultura japonesa, essas caixas, tipo porta-joias, são chamadas de suzuribako e já estiveram presentes em várias exposições da artista.  Agora, Érica está em processo criativo de sua nova “Caixa de Pandora”, o carro Etios, que promete uma bela surpresa. “Estamos todos ansiosos pelo resultado e felizes com a possibilidade desta primeira parceria com a Toyota. Além da execução do projeto, será uma oportunidade de ter uma artista de experiência internacional residindo em Sorocaba por um período que resultará em muitas trocas”, comenta Cristina Delanhesi, presidente do MACS.

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba está localizado na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.macs.org.br.