search
highlight_off
Jardim Botânico de Sorocaba
Foto: Zaqueu Proença
Lazer
Atualizado em às

Jardim Botânico de Sorocaba abre agenda para visitas monitoradas em grupo

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio do Jardim Botânico de Sorocaba, divulga que já está recebendo agendamento de visitas monitoradas para grupos de até 40 pessoas.

As visitas, que são realizadas pela equipe do Jardim Botânico, têm por objetivo apresentar as atrações do local explorando todo o potencial que o espaço oferece, sendo trabalhada a diversidade dos vegetais e a importância da sua conservação.

As estratégias utilizadas na aprendizagem são diferenciadas, pois há experiência direta com a natureza onde são abordadas informações sobre as diversas espécies de vegetais existentes e a importância ecológica e econômica de cada uma delas.

Os grupos podem escolher entre dois roteiros, um deles é: “O que é um Jardim Botânico?”, onde o grupo será levado para conhecer as principais atrações do Jardim, as coleções botânicas e um pouco do trabalho desenvolvido no local. Já outro, o “Trilha na Mata”, os visitantes percorrerão uma trilha onde encontra-se um pequeno fragmento florestal. Nessa trilha, os convidados são levados a refletir sobre a importância da biodiversidade, sobretudo dos ecossistemas florestais, e sobre as principais questões emergentes para a conservação da flora.

Jardim Botânico 2

Sobre o Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Sorocaba Irmãos Villas-Bôas é um espaço que abriga coleções botânicas com finalidade de pesquisa, conservação, educação ambiental e lazer. Estabelecido em uma área de aproximadamente 70.000 m², o Jardim foi inaugurado em 15 de março de 2014, e sua missão é promover a conservação in-situ e ex-situ e o uso sustentável das espécies vegetais, em especial aquelas que são raras ou ameaçadas de extinção. “O Jardim Botânico representa a biodiversidade local e regional de Sorocaba, espaço de pesquisa, de manutenção de coleções vivas e ações educativas, proporciona a integração entre ciência, história e tradições culturais”, ressalta o secretário da Pasta, Jessé Loures.

Atualmente, o Jardim Botânico conta com algumas coleções como plantas medicinais, árvores brasileiras, orquídeas, bambus, jardins ornamentais e espaços como horta comunitária, trilhas, auditório, herbário e o famoso Palacete de Cristal, espaço ajardinado destinado a receber exposições e eventos.

Além das atividades voltadas à criação e manutenção de coleções botânicas e produção vegetal, o espaço realiza cursos e oficinas de capacitação, exposições e eventos e sedia as reuniões mensais, abertas ao público, do Círculo Orquidófilo Sorocabano.

Orquidário do Jardim Botânico de Sorocaba

Divulgação | Zaqueu Proença

Como agendar

As visitas podem ser agendadas através do e-mail agendamentosparques@sorocaba.sp.gov.br. As visitas ocorrem na quinta-feira a tarde ou na sexta-feira de manhã, com no mínimo 15 pessoas por visita. O documento deve conter informações como: faixa etária, número de participantes, equipe responsável pelo grupo, telefone para contato, bem como dia e horário da realização da visita.

Lembrando que, após a solicitação da visita, deve ser aguardado a confirmação do agendamento da visita, caso haja indisponibilidade na data solicitada serão oferecidas novas datas para o solicitante.

O Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas funciona de terça a domingo das 9h às 17h e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações. Mais informações através do telefone: (15) 32351130 ou pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

Jardim Botânico 4