search
highlight_off
Foto: Divulgação | Associação Fotoativa
Lazer
Atualizado em às

‘Feira Marca D’Água’ abre inscrições para artistas e coletivos

O Sesc Sorocaba realiza entre os dias 02 e 03/02 a ‘Feira Marca D’Água’ que é direcionada para artistas e coletivos que possuam trabalhos autorais individuais, coletivos, selos e/ou editoras independentes e queiram compartilhar seus impressos entre si. As inscrições para a feira começam no dia 05 e seguem até o dia 14/01. Todas as regras e o regulamento podem ser consultados por meio do portal http://bit.ly/feira-marca- dagua.

A feira é conduzida pelos membros da Associação Fotoativa, que tem a exposição ‘Atravessamentos – Fotoativa ontem e hoje’ presente no Sesc Sorocaba desde outubro de 2018. Nela, a história do coletivo Fotoativa, que foi fundado em Belém (PA) em 1984 durante a abertura política no país, é esmiuçada por fotografias que retratam três momentos: Memória – que apresenta ao público um pouco do coletivo por meio de registros históricos; Trocas e Partilhas – que mostrará um lado subjetivo do coletivo, focando no fazer fotográfico e, por fim, Transbordamento – que visa agregar à exposição uma questão importante, pois, para o grupo, é necessário despertar um novo jeito de observar, mais crítico e sensível perante as nuances do mundo.

Atravessamentos 5 Indiara Duarte

Fototaxia: em busca do elo perdido – possibilidades da luz para além da fotografia

Além das inscrições para a feira, a programação de Janeiro em Artes Visuais do Sesc Sorocaba também contará com um curso que vai de encontro com a ‘Atravessamentos’. Esse curso que acontece de 22 a 26/01, de terça a sábado, às 14h30, é coordenado por Miguel Chikaoka. A partir do Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa, o projeto Fototaxia parte da crença de que o ensino da Arte na escola deve propiciar a vivência de linguagens expressivas da arte e a criação de formas de expressão que tenham origem em bases emocionais e cognitivas utilizando da luz, principal elemento de uma fotografia.

Atravessamentos 4 Indiara Duarte

A proposta do curso é, portanto, adentrar no universo da luz, enquanto potência física e inspiradora, para experimentar o que dela flui. Uma oportunidade para transitar pela articulação e integração de diversas áreas de conhecimento nas práticas educativas. A atividade é gratuita e demanda inscrição prévia por meio do portalsescsp.org.br/sorocaba (a partir de 15/01) ou na Central de Atendimento da Unidade. A classificação etária é 10 anos.