search
highlight_off
Foto: Alexandre Valentim
ENCERRADO
Publicado em às

“As Benzedeiras”

Entre os dias 08 e 30/11, o Parque dos Espanhóis será palco do espetáculo “As Benzedeiras”!

Apresentado pela Cia. Teatral Mistura de Gente, o espetáculo é gratuito e conduz o público por uma aldeia de pescadores, onde toda mulher é Maria e todo homem é José.

Batizadas como “As Benzedeiras”, são elas que, com suas rezas, ervas e gestos, mantêm o equilíbrio entre a vida e a morte.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Celebrando o feminino e a ancestralidade, o espetáculo reflete sobre a escassez de curandeiras e o desaparecimento das tradições ao abordar temas universais como fé, dor, nascimento e resistência feminina.

Navegando entre o real e o simbólico, a narrativa da obra se entrelaça à chegada de dois corpos à praia — o de um homem morto e o de uma estrangeira viva, vítimas de um naufrágio — que trazem novas vozes e culturas à aldeia.

Essa chegada transforma para sempre os moradores daquele lugar em um ponto de encontro de espiritualidade, humanidade e poesia cênica.

“As Benzedeiras” é mais do que um espetáculo: é um ato de resistência artística e espiritual que une gerações, culturas e saberes.

Datas e horários

As apresentações acontecem nas seguintes datas, sempre às 18h30:

  • Sábado (08/11)
  • Domingo (09/11)
  • Quinta-feira (20/11)
  • Sexta-feira (21/11)
  • Sábado (22/11)
  • Domingo (23/11)
  • Sábado (29/11)
  • Domingo (30/11)

Teatro e roda de conversa

Além da obra, o público também poderá participar de rodas de conversa temáticas após as sessões.

Durante a programação, estarão presentes a doula Aline Nieri, a atriz e diretora Nanaia de Simas, a dramaturga Débora Brenga e a benzedeira Vera Borba.

Sobre a Cia. Teatral Mistura de Gente

Fundada em 2003, após um curso livre promovido pela Oficina Cultural Grande Otelo, a companhia se consolidou como um grupo de pesquisa e criação autoral em teatro, com estética própria e atuação em espaços alternativos.

A peça tem um motivo ainda mais especial: é uma homenagem ao fundador e diretor Ricardo Devito, falecido em 2021, vítima da Covid-19.

O espetáculo marca a continuidade do grupo sob a nova direção de Bruno Leonardo e homenageia a trajetória e o legado de Devito, cuja sensibilidade artística e olhar humanista hoje são norte para as criações da companhia.

Endereço

O Parque dos Espanhóis fica na Rua Dr. Campos Salles, s/n – Vila Assis.


O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Aldir Blanc).

event_busy30/11/25 - EVENTO ENCERRADO