menu search

Urbes amplia frota e horários para evitar aglomerações no transporte coletivo

Atualizado em às

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, aumentou a capacidade do transporte público coletivo, atendendo ao Decreto Municipal N° 26.047/2021.

A mudança começou a ser implementada nesta quinta-feira (7) e atenderá a cidade toda, ou seja, será um aumento de 9 mil passageiros por dia que poderão utilizar as 111 linhas distribuídas pelo município.

O anúncio foi feito hoje pelo prefeito Rodrigo Manga e pelo diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, em entrevista coletiva à imprensa no Terminal Santo Antônio.

Além de manter a frota de ônibus em regular funcionamento durante todos os dias da semana, incluindo aos sábados, domingos e feriados, a Urbes, ampliou a operação da frota nos horários de pico. São 13 veículos novos, totalizando uma frota de 313 ônibus em operação simultânea, entre os terminais urbanos (Santo Antônio, São Paulo e Vitória Régia). Essa quantidade extra proporcionou a criação de mais 149 viagens ao dia.

A Urbes esclarece que antes da pandemia, o transporte coletivo de Sorocaba operava com 380 ônibus, número que na gestão anterior foi reduzido para 300 durante a pandemia.

Segundo o diretor-presidente da Urbes, semanalmente fiscais vão analisar o fluxo nas linhas e, a qualquer eventualidade por conta do excesso de passageiros, há orientação para liberação de veículos extras para suprir a demanda.

“A meta da empresa é ampliar a frota gradativamente esse número, com base na identificação de demanda e disponibilidade financeira”, complementa.

Principais linhas atendidas

Após estudos realizados pelos técnicos da Urbes, os maiores volumes de passageiros foram identificados em linhas especificas, que receberam maior disponibilidade de operações durante os dias e horários de pico. São elas:

•          LD200 Norte/Sul
•          L05 – Vila Fiori
•          L10 – Senac
•          L15 – Jd. São Paulo/Jd. Capitão
•          L28 – Mineirão
•          L30 – Brigadeiro Tobias
•          L31 – Cajuru
•          L31/2 – Cajuru Corredores
•          L40 – Vila Jardini/Jd. América
•          L44 – Novo Mundo
•          L44/1 – Tatiana
•          L62/1 – São Bento 2
•          L65 – Campolim

Consulta de horários

Para evitar o contato com outras pessoas na consulta dos horários do transporte público, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, recomenda a utilização das ferramentas tecnológicas, maneiras simples, que em tempos de pandemia auxiliam na preocupação contra a Covid-19.

Os aplicativos Info Bus e Cittamobi estão disponíveis para download, tanto para tecnologia Android quanto para iOS.

Além da compra de créditos, o aplicativo Cittamobi mostra em tempo real a distância do veículo até o ponto de ônibus que o passageiro se encontra.

Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes ou pelo  telefone, discando 118, opção 2.

Ônibus a R$ 1 e canal direto

O prefeito Manga e o presidente da Urbes anunciaram ainda nesta quinta-feira o início de estudos para viabilizar a volta da tarifa diferenciada, no valor de R$ 1 no transporte público, aos domingos e feriados. A medida havia sido criada em 2007 e se encerrou em 2019.

Outra ação do Poder Público já em andamento é a criação de um canal direto entre o usuário do transporte público e a Administração Municipal. Nele, o munícipe poderia apontar casos de superlotação em ônibus, atrasos ou outros problemas em linhas.

Os comentários estão desativados.