search
highlight_off
Foto: Divulgação
Atualizado em às

UFSCar Sorocaba produz álcool em gel e glicerinado para doações

Após a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19, a rotina tem sido diferente para um grupo de alunos e professoras da UFSCar Sorocaba. Isso porque, desde o final de março, o grupo de voluntários se dedica a produzir álcool em gel e glicerinado para doações a profissionais e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para dar continuidade ao projeto, denominado “UFSCar Sorocaba em Ação”, a equipe criou uma vakinha on-line para receber contribuições em dinheiro. Com isso, será possível comprar os insumos necessários para produzir mais 5 mil frascos individuais, a partir de uma doação em álcool que receberam recentemente.

Até o momento, a equipe de voluntários já produziu 100 litros de álcool glicerinado e outros 150 litros de álcool em gel. A meta, de acordo com a professora Monica Jones Costa, é alcançar até dezembro a produção de 1.600 litros de cada tipo de álcool.

“O álcool em gel se destina à higienização das mãos, enquanto o glicerinado à higienização e desinfecção de superfícies e de equipamentos. A vantagem do álcool glicerinado em relação ao álcool líquido 70o é que o processo de glicerinização o torna menos inflamável e, assim, menos passível de acidentes”, explicou a professora.

Ações de combate ao coronavírus

Na última semana, o projeto fez a doação de 13 litros de álcool em gel para a ONG Engenheiros Sem Fronteiras, que atende as instituições Associação Educacional Santa Rita de Cássia, Casa do Menor e Casa Transitória André Luiz. Além disso, outros 50 litros de álcool em gel foram doados ao Hospital Regional de Sorocaba, localizado próximo a Arena Multiuso.

UFSCar Sorocaba em Acao

Voluntários do projeto “UFSCar Sorocaba em Ação” durante doações ao Seconci-SP | Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

As empresas e pessoas interessadas em colaborar com o projeto podem entrar em contato pelo e-mail da professora Monica Jones (monica@ufscar.br) e também pelas páginas do “UFSCar Sorocaba em Ação” no Facebook e Instagram.

Além disso, também é possível doar qualquer valor em dinheiro por meio da plataforma Vakinha. Para acessar o site, clique aqui.