menu search

Sorocaba tem novo Ônibus Rosa para fortalecer o atendimento à Saúde da Mulher

Foto: Divulgação
Atualizado em às

Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas durante a pandemia, Sorocaba concretizou uma nova conquista fortalecendo a saúde da mulher no município. A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, anunciou a entrega do novo Ônibus Rosa que substituirá o antigo veículo, usado por aproximadamente 20 anos e apresentava problemas mecânicos.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), a nova unidade móvel de saúde foi possibilitada pela doação do veículo pelo Grupo Mobi Brasil, em março. O Ônibus da Mulher vai manter o atendimento percorrendo vários pontos da cidade, oferecendo atenção preventiva à saúde do público feminino.

Segundo a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, o antigo ônibus já não atendia às necessidades do serviço oferecido e ficava apenas em um local, justamente, por não ter condições mecânicas de se locomover. “Em breve, teremos essa unidade móvel percorrendo a cidade para realizar os exames preventivos de câncer de mama e de útero”, explicou.

Para o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, a atual gestão tomou uma decisão muito importante de trocar o veículo. “É uma forma de levarmos o atendimento de prevenção ginecológica a todos os pontos da cidade. Nós sabemos a importância da prevenção do câncer à saúde da mulher”, ressaltou.

Após a ação solene, a prefeita e o secretário da Saúde conheceram o novo Ônibus Rosa por dentro para verificar as melhorias que serão oferecidas às pacientes e aos servidores da área de saúde que atuarão nesta unidade.

Novo layout escolhido pela população

O novo layout do Ônibus Rosa foi escolhido por meio de uma enquete pelo voto popular. Quatro modelos foram disponibilizados para a votação no site e redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, em março. O modelo 2 foi o vencedor contabilizando 943 votos populares, ou 57,3% de um total de 1.645 votantes. Na segunda colocação apareceu o modelo 4 com 306 votos (18,6%) e em terceiro o modelo 1, com 238 votos (14,5%). Na última colocação ficou o modelo 3, com 158 votos (9,6%).

De acordo com a SES, a previsão é que o Ônibus Rosa volte a atender no mês de setembro. A retomada dos serviços da Saúde acontecerá de acordo com a melhora do quadro epidemiológico da Covid-19 na cidade.

Fonte: Secom Sorocaba

Os comentários estão desativados.