search
highlight_off
foto da cidade de sorocaba por zaqueu proença
Foto: Zaqueu Proença
Atualizado em às

Sorocaba segue na fase laranja mas poderá ter quarentena mais restrita

O Governo do Estado de São Paulo anunciou na tarde desta sexta-feira (19) a terceira fase do Plano SP, mantendo a cidade de Sorocaba na fase laranja, porém alertando a adoção de medidas mais restritivas.

Mesmo permanecendo na fase que já se encontrava, Sorocaba tem um índice de ocupação dos leitos de UTI acima da média (confira o último censo de leitos covid-19, divulgado no dia 18/06), segundo o chefe do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo.

O Estado também detectou piora nos índices de cidades como Campinas e Sorocaba, por exemplo, mas os dados das respectivas regiões não indicaram a necessidade de regressão de etapa do Plano São Paulo nos demais municípios do entorno. Porém, as prefeituras de cidades com piora significativa receberão uma nota técnica recomendando restrições locais.

“Os municípios têm autoridade e autonomia para, dentro de sua região, seguir a flexibilização ou fazer um endurecimento. Esta autonomia vem compartilhada da responsabilidade sobre os indicadores da própria cidade”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

coletiva de imprensa governo do estado de sp

Coletiva de imprensa no dia 19/06 | Governo do Estado de São Paulo

Ele citou as Prefeituras de Jaguariúna e de Valinhos, ambas na região de Campinas e que adotaram medidas mais rígidas que as da fase laranja até que os indicadores locais de saúde voltem a melhorar.

Assim, para evitar a possibilidade que Sorocaba se torne uma zona perigosa e sobrecarregue o sistema de saúde com o elevado índice de casos, será elaborado um pedido que sugere que a prefeitura tome atitudes para fechar o comércio na cidade.