search
highlight_off
Foto: Foto por Alexandre Lombardi
Atualizado em às

Sorocaba é selecionada para testagem de medicamento no combate à Covid-19

Sorocaba recebeu na manhã desta sexta-feira (03) a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes. Sua vinda teve como objetivo anunciar a ação #500VoluntáriosJÁ para a participação no estudo clínico com o medicamento nitazoxanida. Cerca de 15 pacientes da UPH Zona Leste com sintomas gripais, ou com confirmação da Covid-19, serão convidados a ser voluntários do experimento, por dia. A cerimônia do anúncio ocorreu no estacionamento do hospital Santa Casa.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba (SES), o paciente que aceitar ser voluntário fará o teste RT-PCR, que é quando as amostras são coletadas através de cotonetes, chamado de swab, das regiões do nariz e garganta (nasofaringe e orofaringe). Após o resultado do exame, uma equipe entrará em contato e o retorno do paciente será feito no consultório da carreta #500VoluntáriosJÁ, estacionada na área do hospital Santa Casa. Outras carretas foram instaladas em Guarulhos, Barueri e Bauru. A meta é conseguir 500 voluntários para o estudo.

Os voluntários receberão um kit de medicamentos por meio da metodologia “estudo duplo-cego”, que é um ensaio clínico realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabem o que está sendo utilizado. Ou seja, alguns pacientes receberão a nitazoxanida e outros placebo. Essa prática é comum para estudos como esse.

 

Para o ministro Marcos Pontes, diante dos inúmeros vírus existentes no mundo, há a possibilidade de outras pandemias. “Por isso, devemos estar preparados e que a pandemia da Covid-19 nos sirva de lição para que possamos agir com mais rapidez e salvar vidas em outras ocasiões. Essa iniciativa vem da ciência e só ela poderá nos salvar dessa doença”, explicuou o astronauta e ministro.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, durante seu discurso na cerimônia, salientou todas as ações de combate à Covid-19 feitas na cidade e agradeceu ao ministro por trazer o projeto #500VoluntáriosJÁ para a cidade. “Temos trabalhado de forma árdua durante a pandemia. Contratamos 40 leitos de UTI Covid na Santa Casa, montamos um hospital de campanha, implantamos uma unidade referência no atendimento Covid. Também possuímos 10 ambulâncias Covid e aumentamos a testagem na cidade”, ressaltou.

Também participaram da cerimônia o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTI, Marcelo Morales; o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe; o gestor da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, o coordenador do comitê de combate ao novo coronavírus em Sorocaba, Fernando Brum e o coordenador de estudo do novo coronavírus em Sorocaba, Luis Frederico Gerbase; além de outras autoridades.

Fonte: SECOM Sorocaba