search
highlight_off
Foto: SECOM Sorocaba
Atualizado em às

Sorocaba avança à Fase Amarela

NOTÍCIA ATUALIZADA NO DIA 21/08/2020, ÀS 20h

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, anunciou na tarde desta sexta-feira (7/8) o avanço da cidade à Fase Amarela do Plano São Paulo. O comunicado ocorreu em coletiva de imprensa no saguão do Paço Municipal. Com isso, academias de todas as modalidades, salões de beleza e barbearias poderão funcionar a partir deste sábado (8). Já os bares, restaurantes e similares só estão permitidos a funcionar com consumo no local a partir do dia 11 de agosto.

Além disso, o comércio já permitido à época da Fase Laranja, como empresas de atividades imobiliárias; concessionárias; escritórios; comércio de rua e shoppings, poderão atender com 40% de sua capacidade e por oito horas todos os dias. (horário de funcionamento atualizado no dia 21/08 de acordo com o novo decreto: clique aqui para saber mais).

Ainda de acordo com o decreto municipal Nº 25861, os estabelecimentos deverão adotar medidas especiais visando à proteção de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeprimidas, à luz das recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Para a prefeita, Sorocaba está passando a fase da crise da pandemia, mas os cuidados devem ser cada vez mais fortalecidos pela população. “Nos preparamos muito bem para enfrentar esse momento. Realizamos diversas ações muito antes do primeiro caso confirmado da cidade. Agora, chegou o momento para o início da retomada do comércio, com consciência”, enfatizou.

O médico e responsável pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, Fernando Brum, destacou que o avanço à Fase Amarela é consequência do bom trabalho feito pela Prefeitura de Sorocaba. Ele também lembrou da possibilidade de a cidade regredir, caso a população relaxe com os cuidados para se prevenir da Covid–19.

“A prefeita Jaqueline se comprometeu em tomar as medidas certas no momento adequado, mesmo diante das pressões populares e políticas. Sua postura foi uma demonstração de humanidade. Se preocupou mais com a população do que com sua imagem. Sorocaba está de parabéns“, elogiou Brum.

O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, divulgou as áreas de Sorocaba com mais casos e pediu a colaboração da população durante a pandemia. “Precisamos que cada vez mais as pessoas se conscientizem com o uso da máscara e as medidas preventivas de combate à Covid-19. Só assim poderemos sair dessa o mais rápido.

noticias.sorocaba.sp .gov .br sorocaba amplia de 6 para 8 horas o tempo de funcionamento dos estabelecimentos post retomada flexibilizacao 960x960 8horas v2

Imagem atualizada no dia 21/08

Transporte coletivo na fase amarela

Com o avanço de Sorocaba para a fase amarela, o transporte coletivo será reforçado, passando a operar das 4h30 às 23h, diariamente e com o reforço de mais 30 ônibus em circulação 

Haverá aumento de cerca de 40% da frota de ônibus em circulação nas linhas de maior demanda de passageiros. São elas: 31-Cajuru, 42 – Laranjeiras, 46 – Paineiras, 53 – Éden, 55 – Rodrigo, 58 – Vitória Régia, 307 – Interbairros VII, 06 – Barcelona, 48 – Aparecidinha/Castelinho, 60 – Ouro Fino, 65 – Campolim, 73 – Júlio de Mesquita, 77 – Santa Bárbara e 303 – Interbairros III.

Já a oferta nas demais linhas será reforçada em cerca de 25% com o acréscimo de viagens ou horários disponibilizados.

Fonte: SECOM Sorocaba