search
highlight_off
Foto: Divulgação
Publicado em às

Sistema Integrabike passará por ajustes para voltar a atender a população

Com o fim da operação da empresa Tembici em Sorocaba nesta segunda-feira (05), e com a Prefeitura de Sorocaba assumindo o Sistema Integrabike, o serviço gratuito de bicicletas públicas compartilháveis será desativado por uma semana para ajustes.

A suspensão dos empréstimos é necessária para que a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e a Urbes – Trânsito e Transporte, que operarão o sistema, possam receber as bicicletas que serão doadas pela Tembici, bem como identificá-las como patrimônio público. As bicicletas também passarão por ajustes mecânicos para voltarem a ser utilizadas pelos usuários.

No período de transição, quando a Prefeitura assumir o serviço, o sistema de retiradas e devolução das bicicletas será alterado. Vale destacar que o direito ao uso das bicicletas continuará igual, ou seja, aqueles que possuem um cartão do transporte coletivo válido poderão emprestar as bikes, assim como as regras de uso. As bicicletas estarão disponíveis nos locais onde foi detectada maior demanda de viagens com esse tipo de modal. Detalhes desses pontos, bem como a forma de empréstimos e devolução, serão divulgados em breve.

Esse sistema vigorará até a realização da nova licitação, que deverá ser concluída até dezembro de 2020. A Urbes e a Semob esperam contar com a compreensão neste momento de transição que visa oferecer um serviço melhor e mais abrangente à população.

O objetivo é construir um sistema em que o poder público, de maneira inteligente e responsável, aproveite recursos da iniciativa privada, otimizando os recursos públicos, para ofertar o melhor serviço à população, por meio de um sistema ampliado, tecnológico, com novas estações e integrado para usuários do transporte coletivo e usuários eventuais.