search
highlight_off
Foto: Ilustrativa | Foto por F1Digitals no Pixabay
Publicado em às

Provas de concursos da Educação começam neste domingo

A Fundação Vunesp inicia neste domingo (4 de outubro), a partir das 12h, a aplicação das provas objetivas dos concursos públicos da Prefeitura de Sorocaba para o preenchimento de 103 vagas de magistério e de suportes pedagógico e administrativo na Secretaria da Educação (Sedu). Neste primeiro grupo, 4.615 inscritos concorrem aos cargos de Professor de Educação Básica II (PEB II).

Os candidatos foram distribuídos entre dez unidades escolares, observando-se as medidas de distanciamento e procedimentos sanitários obrigatórios em prevenção à Covid-19, respeitando-se o limite de 30% da capacidade total das salas de aula, implicando assim no distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras a serem usadas na aplicação das provas.

700postconcursopublico960x960prodez 1

A convocação dos candidatos observou horários em intervalos, a fim de evitar aglomeração nas entradas dos portões e nos pátios. Por esta razão, os inscritos devem se atentar ao horário estabelecido para a apresentação e, após a identificação junto aos fiscais, dirigirem-se diretamente às respectivas salas.

Conforme editais publicados no Jornal Município de Sorocaba e disponíveis no site vunesp.com.br, cada candidato será responsável por levar os seguintes itens de uso pessoal exclusivo: máscaras de proteção respiratória (inclusive, para troca); álcool em gel 70%; garrafa ou utensílio para acondicionamento de água; documento de identificação oficial com foto; e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.

Outra medida divulgada pela Serh nesta terça-feira (29), no Jornal Município de Sorocaba, diz respeito à checagem dos inscritos. Em princípio, não será necessária a retirada da máscara quando da apresentação junto aos fiscais. Somente naqueles casos em que a comparação com a foto do documento restar alguma dúvida, aí sim, será solicitada ao candidato a retirada rápida para conferência. Importante ressaltar que o uso de máscara deverá se estender do início ao final da prova, que tem duração de 3 horas e meia.

Checando as informações

A Secretaria de Recursos Humanos (Serh) publicou a convocação no Jornal Município de Sorocaba do último dia 24 de setembro, também disponível no site vunesp.com.br (no menu “Área do Candidato”). Os participantes devem identificar, com a maior antecedência possível, suas respectivas informações: nome; unidade escolar; bloco; sala de aula; horário de comparecimento e data de realização da prova.

Todas as provas serão aplicadas no período da tarde, com abertura dos portões prevista para as 12h e o fechamento, impreterivelmente, às 13h.  O primeiro dia dos exames envolve os candidatos às vagas de PEB II nas disciplinas de Arte, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.

Gabarito e recursos

A Vunesp e a Prefeitura publicarão o gabarito da prova objetiva para o cargo de PEB II na próxima terça-feira (6 de outubro) e o  prazo para interposição  de recurso ocorrerá nos dias 7  e 8 de outubro, diretamente no site vunesp.com.br (no menu “Área do Candidato”, e acesso ao link “Recursos”).

As demais provas estão programadas para os dias; 11 de outubro (PEB I); 18 de outubro (Supervisor de Ensino e Vice-Diretor de Escola); 25 de outubro (Diretor de Escola) e 1 de novembro (Orientador Pedagógico); 8 de novembro (Auxiliar de Educação) e 6 de dezembro (Inspetor de Alunos e Secretário de Escola).

As publicações oficiais dos concursos e mais informações estão disponíveis pelo site vunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3874-6300 – com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Secom Sorocaba