search
highlight_off
Foto: Divulgação
Publicado em às

Procon Sorocaba alerta sobre golpe do cartão de crédito

Preocupado com a segurança dos consumidores, o Procon Sorocaba faz um alerta sobre o golpe do cartão de crédito, que está se tornando frequente em todo o país.

Durante um falso telefonema, o indivíduo é informado que seu cartão de crédito foi clonado. Após a confirmação dos dados, o consumidor é avisado que um motoboy da operadora de crédito passará em sua residência para retirar o cartão e, ao entregar o documento, o consumidor sofre sérios prejuízos.

De acordo com o Procon Sorocaba,  a melhor forma de se proteger do “golpe do motoboy” é desligar imediatamente a ligação e usar outro aparelho para chamar o número telefônico impresso no cartão. Assim, o consumidor será orientado e se certificará que o cartão não foi clonado.

Além da clonagem do cartão, os golpistas podem ainda dizer que o cartão está com problemas ou até mesmo tentar confirmar compras que não foram realizadas. Também é indicativo de golpe se pedirem que a vítima corte o cartão ao meio para entregar ao motoboy, mas sem danificar o chip.

Outra medida de segurança orientada pelo Procon Sorocaba é o consumidor raspar o código de segurança do cartão. Assim, pode memorizar ou anotar esse número em um local seguro. Isso serve também para casos de perda ou furto de documentos.

WhatsApp

Além do cartão de crédito, o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp também virou alvo de golpes entre os usuários. Neste caso, também são anunciantes em redes sociais, por exemplo.

Durante um telefonema, uma pessoa se passa por representante do site em que o consumidor publicou seu anúncio. Após também confirmar as informações, pede que seja ainda confirmado um código que receberá por SMS.

Com essa confirmação o aplicativo será desabilitado do aparelho do consumidor e habilitado no smartphone do golpista. Esse pode se passar pela vítima e, normalmente, pede dinheiro emprestado aos contatos mais próximos da pessoa.

Sobre o golpe do WhatsApp, o Procon Sorocaba ressalta a importância de se estar atento às mensagens e ligações recebidas. Além disso, de habilitar junto ao aplicativo a verificação em duas etapas, que impede que outra pessoa clone o número. Para isso, basta clicar em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.