menu search

Prefeitura recebe mais 26,5 mil testes covid e intensifica testagem na população

Foto: SECOM Sorocaba
Atualizado em às

A Prefeitura de Sorocaba recebeu nesta segunda-feira (3) mais 26,5 mil testes rápidos Covid. Os dispositivos foram fornecidos pelo Instituto Butatan e serão utilizados para testar pacientes sintomáticos a partir do sétimo dia de sintomas, intensificando o trabalho de monitoramento da doença na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba (SES), o objetivo dos testes rápidos é mensurar o número de indivíduos com síndrome gripal infectados pelo novo coronavírus e saber como se comporta a doença na cidade. O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada ou não, ou recuperada da infecção.

Em Sorocaba, os pacientes a partir do sétimo dia de sintomas podem procurar uma das unidades de saúde da rede municipal, seja Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Urgência e Emergência (UPH, UPA e PA). O suspeito da doença terá seu sangue coletado e enviado para o laboratório municipal, responsável pela testagem. O resultado sai em até 24 horas.

Uma das cidades que mais testa

Sorocaba é uma das cidades da região que mais testa pacientes. Até o momento, um total de 27.491 testes rápidos já foram feitos pela Prefeitura de Sorocaba. Isso representa uma média de 40,46 testes por mil habitantes. Com a aquisição desses 26,5 mil testes e feitas essas testagens, o município poderá alcançar a média de 79,47 testes por mil habitantes. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sorocaba possui 679.378 habitantes.

A prefeita Jaqueline Coutinho considera que, além do elevado número de testagem, a cidade também apresenta um dos menores índices de letalidade. “Temos nos esforçado para oferecer uma assistência de qualidade aos acometidos pela Covid-19. Nossa letalidade hoje é de 2,36%, uma das menores entre grandes cidades como São Paulo e Campinas, e também da Região Metropolitana de Sorocaba”, ressalta.

Fonte: SECOM Sorocaba

Os comentários estão desativados.