search
highlight_off
Foto: Divulgação
Atualizado em às

Prefeitura de Sorocaba vai doar 800 mudas de árvores por dia em sistema drive thru no Paço Municipal

Como parte da programação especial do Dia da Árvore (21 de setembro), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), vai realizar na próxima semana, de 23 a 25 de setembro, das 10h às 13h, a doação de 800 mudas de árvores por dia, em sistema drive thru, no estacionamento do Paço Municipal, localizado no Alto da Boa Vista. Cada veículo que passar pelo local poderá levar até três exemplares.

O objetivo da ação ambiental é estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajude na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana. A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, absorvem ruídos, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores. Em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor que contrastam com o árido concreto da cidade.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, serão doadas mudas de ipê-branco, ipê-roxo-sete-folhas e aroeira-pimenteira. No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade, com informações sobre as características de cada espécie, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.

Confira a programação completa do Dia da Árvore, clicando aqui.