menu search

Prefeitura anuncia cancelamento de live comemorativa dos 366 anos de Sorocaba

Fundec
Foto: Aldo V. Silva
Publicado em às

A Prefeitura de Sorocaba anunciou, nesta quarta-feira (12), o cancelamento do “Show de Aniversário: Live Comemorativa dos 366 anos de Sorocaba”. O evento fazia parte da programação do aniversário da cidade e seria realizado neste sábado (15), em parceria com a Fundec.

De acordo com a Prefeitura, o evento teria como principal intuito a valorização e o incentivo dos agentes culturais, técnicos e artistas. Entretanto, considerando as manifestações de descontentamento, não aderência e solicitações de alterações realizadas, a Secretaria da Cultura (Secult) tentou viabilizar as sugestões.

Porém, essas sugestões mostraram-se inviáveis, segundo a Prefeitura de Sorocaba. Isso porque o Termo de Referência e a contratação para a realização do evento não poderiam ser alterados.

As manifestações foram feitas pelo Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba (Fopecs), Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões (Sated), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Câmara Municipal.

Críticas nas redes sociais

A Prefeitura alegou, ainda, que a Secult não possuía apoio dos representantes culturais da cidade, inclusive recebendo duras críticas também por outros meios, como redes sociais. “Esta Secretaria, lamentavelmente, cancela a mostra que premiaria os artistas com R$ 3 mil”, informou.

O valor do “Show de Aniversário: Live Comemorativa dos 366 anos de Sorocaba” seria destinado a pagamento de cachê artístico. Dessa forma, não tinha finalidade de assistência social, que a Secult tem trabalhado através da Lei Aldir Blanc, que liberará R$ 4 milhões para Sorocaba.

“Apesar das manifestações contrárias, a live já possuía dezenas de inscritos, entretanto, diante dos posicionamentos dos referidos colegiados e de sua representatividade cultural na cidade, a Secult opta por acatá-los, cancelando o evento”, finalizou.

Os comentários estão desativados.