search
highlight_off
Conteúdo oferecido por Facens
Atualizado em às

O papel do professor na formação do cidadão

Podemos combinar todas as tecnologias disponíveis no mundo e disponibilizá-la para que uma pessoa aprenda por meio dela. Mas nada será capaz de substituir o papel do professor nesse processo de aprendizagem.

Muito mais que um transmissor de conhecimento, o professor é parte fundamental na formação de um profissional cidadão. Em tempos que as informações chegam por todos os lados e estão muito mais acessíveis comparados a outros momentos da história, muitos entendem que a presença de um professor não faz a diferença.

O que não se diz é o quanto um professor é capaz de influenciar além da formação técnica desse aluno. Ele é capaz de influenciar a formação geral e humanista, educando o profissional para o exercício da cidadania.

Atualmente, o professor no ensino superior forma profissionais capacitados e éticos, comprometidos com sua época e a comunidade, agentes da transformação. Inseridos no contexto do ensino superior, os alunos têm a chance de desenvolver as suas habilidades e serem guiados pelos melhores. Vendo essa relação com uma via de mão dupla, professores também são transformados pelos seus alunos, que carregam sonhos e – cada vez mais – novas ideias.

Com o passar dos anos de formação, aluno e professor são colegas de trabalho e compartilham da mesma base e objetivos, movidos pelo desejo de transformação. Juntos, eles unem esforços para serem a mudança que desejam ver na sociedade, na profissão, no ambiente de trabalho, contribuindo com suas maiores ferramentas: o conhecimento.

A Facens acredita no poder que o professor tem na formação de profissionais cidadãos e sabe que nenhuma tecnologia pode substituí-lo. Pelo contrário, ela pode uni-los como nunca se viu antes. O ex-aluno de Engenharia Química Caio e a Sandra, professora/coordenadora de Engenharia Química da Facens, são exemplos para afirmações como esta.

O amor pela Engenharia Química fez com que Sandra exercesse grande influência na formação do Caio como profissional cidadão. Mais que aluno e professor, Caio e Sandra são amigos, parceiros, profissionais e cidadãos.