menu search

MACS promove cursos com especialistas em arte durante o mês de junho

Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba
Foto: Divulgação
Publicado em às

Durante o mês de junho, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) promove dois cursos com especialistas em arte. Daniela Bousso e Nei Vargas da Rosa compartilharão com os participantes, conhecimentos relacionados à arte contemporânea.

Historiadora, crítica e curadora, Daniela Bousso aborda as vertentes da Arte Contemporânea a partir dos anos 2000 em aulas nos dias 11, 18 e 25 de junho (quinta-feira). O curso, dividido em dois módulos, conta com o investimento de R$ 150,00 por etapa.

Já o pesquisador de processos de institucionalização de coleções privadas de Arte Contemporânea, Nei Vargas da Rosa, discorre sobre o colecionismo enquanto fundamentador da história artística. As aulas acontecerão nos dias 13 e 20 de junho (sábado), e contam com um investimento de R$ 120.

Os interessados pelos cursos devem realizar a inscrição pelo site do MACS. Para acessar a página de inscrição, basta clicar na aba atividades e, em seguida, em cursos.

Mais informações sobre os cursos

Durante o curso, Daniela Bousso apresenta a trajetória da Arte Contemporânea, desde os anos 1950 até os dias atuais, com ênfase nas transformações observadas desde os anos 2000. A partir de autores como Judith Butler e Jacques Ranciére, a curadora discorre sobre temas como a própria arte, espaços públicos e tecnologia.

No primeiro módulo, Daniela mostra parte dos artistas contemporâneos e suas linhagens, a partir dos conceitos do fazer artístico na atualidade. Já no segundo módulo, além da apresentação de outros artistas, a curadora fará aulas com a participação ativa dos alunos.

O curso de Nei Vargas, por sua vez, contempla a abrangência da prática na contemporaneidade com o título “Qual colecionismo escreve a arte”. O pesquisador apresenta os resultados de sua pesquisa relacionada ao colecionismo, feita em 16 estados do Brasil a partir de entrevistas com 83 colecionadores.

Na primeira aula, serão debatidos os casos brasileiros de colecionismo, que auxiliaram no crescimento dos museus nos últimos anos. Já no segundo encontro, Nei Vargas aprofunda a discussão na própria pesquisa, com a apresentação dos principais desafios de quem coleciona. Na ocasião, o pesquisador também deve abordar como essas coleções privadas atuam na validação da carreira de artistas e demais agentes do setor.

De acordo com informações do MACS, serão disponibilizados aos participantes arquivos com referências bibliográficas, indicação de filmes e sites de instituições e projetos. Após o fim de cada exposição, o espaço para participação do público será aberto.

Acesse o site do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) para mais informações.

Os comentários estão desativados.