Equipe de saúde faz testes sorológicos em Sorocaba neste sábado (29)

Ação faz parte da programação da primeira Parada Online do Orgulho LGBTQIA+ de Sorocaba

26/08/2020
parque do ipiranga sorocaba
Foto: Divulgação | Parque do Ipiranga

Destinado à população LGBTQIA+, uma equipe multidisciplinar de saúde faz testes sorológicos em Sorocaba neste sábado (29), no Parque Maestro Nilson Lombardi do Jardim Ipiranga. A tenda estará montada no local das 12h às 18h.

O objetivo é informar a comunidade LGBTQIA+ sobre a prevenção de doenças e infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, a ação deve alertar sobre a importância do isolamento durante a pandemia do novo coronavírus.

“As equipes de saúde estarão habilitadas a fazerem os testes sorológicos, que identificam doenças como a Aids, hepatite e sífilis, como forma de prevenção”, relata Draco Scarlet, que faz parte da comissão independente organizadora da Parada.

As equipes também estarão preparadas para oferecer informações sobre como agir em casos de violência por LGBTfobia. “Sabemos que ainda existe muito preconceito na sociedade. Mas queremos destacar que a comunidade está amparada pela nossa legislação, para evitar que mais casos de violência por preconceito continuem existindo”, declara Draco.

Doação de sangue

Outra destaque será a orientação sobre a doação de sangue por homossexuais. Isso porque no último dia 8 de maio, o Supremo Tribunal Federal determinou que as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde que vetavam o ato de doar sangue por parte de pessoas declaradamente gays eram inconstitucionais.

Com a decisão, a comunidade LGBTQIA+ pode fazer as doações sem sofrer discriminação. “Esse veto era totalmente discriminatório e conquistamos isso depois de décadas questionando esse impedimento. Queremos, então, mostrar à comunidade LGBTQIA+ que nosso sangue pode, também, salvar muitas vidas”, afirma Draco.

O Parque Maestro Nilson Lombardi fica na avenida Elias Maluf, s/n, anexo à Área de Transferência da Zona Oeste e próximo à Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.


ir para o topo

Enviar