search
highlight_off
Atualizado em às

Doações de sangue têm queda de 30% em Sorocaba

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as doações de sangue em Sorocaba atingiram uma queda de 30% da demanda diária do Posto de Coleta da cidade. A redução no estoque de sangue preocupa, ainda mais, os profissionais e especialistas da área da saúde.

Isso porque o Brasil conta com apenas 1,6% da população de doadores regulares, segundo dados do Ministério da Saúde. Dessa forma, o percentual não atinge os números determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para que o país tenha um estoque seguro de sangue.

Desde 2015, é realizado neste mês a campanha nacional para incentivar a doação de sangue, o Junho Vermelho. O mês foi escolhido porque recebe o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

De acordo com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), responsável pelo hemonúcleo de Sorocaba, todos os tipos sanguíneos estão sendo necessários neste momento. Mas principalmente os tipos O+ e O-, que podem ser doados para pacientes com qualquer tipo sanguíneo.

Doação de sangue

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas | Foto: Ilustrativa/Pixabay

Os interessados em doar sangue devem ir até o local portando um documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

Além disso, é necessário estar bem alimentado, mas sem consumir refeições pesadas três horas antes da doação. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

Para garantir a segurança dos colaboradores e doadores, a Colsan está realizando todos os procedimentos indicados pelos órgãos sanitários. Isso inclui o distanciamento para evitar aglomerações e uso de EPI por todos os colaboradores.

A instituição também está oferecendo máscara para os doadores, assim como disponibilizou álcool em gel em todos os setores.

O hemonúcleo de Sorocaba está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30, exceto em feriados. Não é necessário agendamento prévio.

Aplicativo ajuda a elevar os estoques de hemocentros em todo o Brasil

Em parceria com a médica hematologista Maria Goretti de Araújo Marques, o Instituto Smart City lançou neste mês o aplicativo Sangue Amigo. O objetivo é evitar aglomerações e facilitar a doação de sangue.

A ferramenta, disponível para os sistemas iOS e Android, colabora com medidas de prevenção ao Covid-19. Por meio dele é possível agendar o melhor dia para a doação, possibilitando economia de tempo ao doador que é atendido assim que chega ao local, o que evita filas e aglomerações.

O aplicativo Sangue Amigo é gratuito aos usuários e pode ser instalado com apenas alguns cliques. Mais informações estão disponíveis no site do aplicativo.