search
highlight_off
Foto: SECOM Sorocaba
Atualizado em às

Doação de mudas de árvores em sistema drive thru no Paço Municipal contará com seis espécies nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (12), das 10h às 13h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizará o terceiro e último dia de doação de mudas de árvores em sistema drive thru no estacionamento do Paço Municipal. Serão disponibilizadas no total 800 exemplares de seis espécies: ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), pata-de-vaca (Bauhinia longifolia), pitanga (Eugenia uniflora), araçá (Psidium rufum), cabeludinha (Myrciaria glazioviana) e aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia). Cada veículo poderá levar até quatro mudas.

A ação ambiental está sendo realizada desde segunda-feira (10) e integra a programação de aniversário de 366 anos de fundação de Sorocaba. O objetivo da iniciativa é estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajude na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade, assim como dar informações, como as características de cada espécie e informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge. A aroeira-pimenteira é uma espécie frutífera adequada para plantio em calçada e quintal, com floração de setembro a janeiro. Já a cabeludinha é adequada para quintal, com floração de maio a junho.

O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

Fonte: SECOM Sorocaba