search
highlight_off
Publicado em às

Defesa Civil faz alerta para altas temperaturas nesta semana

A Defesa Civil de Sorocaba, com base em informações do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, do Departamento de Proteção e Defesa Civil de São Paulofaz alerta para forte onda de calor, com índices críticos de umidade relativa do ar.

Durante essa semana, a região de Sorocaba deve ficar com temperaturas máximas entre 32 e 35°C. Nesta quarta feira (16) a mínima deverá ser de 14°C e máxima de 32°C. Com poucas nuvens e sem previsão de chuva.

Por conta da baixa umidade do ar a Defesa Civil orienta sobre a necessidade da intensificação na hidratação, indicando que a exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia seja evitada. Atenção deve ser redobrada aos idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, pois são grupos suscetíveis a ficarem desidratados mais rapidamente.

Em caso de ventanias, imprescindível manter a calma, buscar locais seguros em abrigos estruturados, evitar locomoção em ambiente aberto durante o evento.

Orientações à saúde

O tempo seco e baixa umidade do ar exigem cuidados para manter a saúde em dia. A médica Maria Fernanda Benevenuto, que atua como coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde (SES), orienta que em tempo seco e quente o segredo é cuidar constantemente da hidratação do organismo. Ela lembra que dias quentes podem provocar um aumento de casos de alergia; crises de rinite; sinusite, bronquite e asma, entre outros. “Deve-se evitar o sol, e sempre umidificar as vias aéreas, com soro fisiológico e, se necessário, inalação”, comenta.

A ingestão de água, sucos naturais e água de coco são boas opções de bebidas, além do cuidado redobrado na alimentação, sendo sempre recomendados os alimentos frescos. O uso de umidificadores de ar e a busca por lugares arejados são dicas importantes.

Também não é recomendável a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes do dia e deve-se, sempre, dar preferência para o uso de roupas mais claras e leves.

O uso de óculos de sol, protetor solar, boné e até guarda-chuva para se proteger da insolação também são indicações dos profissionais de saúde que sugerem, também, manter uma garrafinha d’água por perto para facilitar a hidratação.

Fonte: Secom Sorocaba